Adultos com chupeta: dentista alerta sobre riscos à saúde bucal
Problemas respiratórios e dificuldade na alimentação são alguns dos problemas que a chupeta pode causar para além da estética

A notícia de que jovens e adultos estão recorrendo ao uso da chupeta em busca do alívio de tensões chocou muita gente, mas a prática está sendo compartilhada cada vez mais em redes sociais, a exemplo do X e do TikTok. Visto por psicólogos como “um modismo incapaz de ajudar a lidar com os sintomas do estresse”, o uso da chupeta por adultos também é contraindicado por profissionais da odontologia, que alertam sobre prejuízos para a saúde bucal.
Vem saber mais!
Jovem compartilha registro nas redes sociais usando chupeta
Adultos com chupeta: preocupações para além da mente e estética
A tendência em que jovens e adultos usam chupetas contra sintomas de estresse e ansiedade têm um impacto para além do psicológico. A cirurgiã dentista Gabriella Siqueira conta à coluna que, dependendo do tempo, da frequência e da intensidade, o uso de chupetas por adultos pode comprometer o formato das arcadas dentárias, projetando os dentes da frente e causando a chamada mordida aberta.
Leia também
-
Ilca Maria Estevão
Chupetas viram acessório tendência para alívio do estresse nos jovens
-
Ilca Maria Estevão
Loja de roupas em Paris viraliza com porta entreaberta “para magras”
Contudo, os males não são apenas estéticos:
“Entre os prejuízos que essa prática pode causar, estão problemas respiratórios, pela eventual dificuldade em fechar a boca, desenvolvendo um hábito de uma respiração bucal ao invés de respiração nasal; o comprometimento da posição da língua, e a dificuldade de rasgar os alimentos com os dentes da frente”, informa a profissional.

Caso seja observado uma alteração nas arcadas pelo uso do item infantil, alguns tratamentos devem ser indicados para correção, que envolvem desde uso de aparelhos ortodônticos para um realinhamento dos dentes até acompanhamento com fonoaudiólogo para correção do posicionamento lingual.
Além disso, há o risco de engasgos, caso a pessoa durma usando o acessório. “Durante o sono, não temos plena consciência dos movimentos respiratórios. Não é recomendado dormir com dispositivos ‘soltos’ na boca”, finaliza Gabriella Siqueira, que é sócia proprietária da clínica Odonto Premier.
Sonia Abrão de chupeta
Fuga da realidade
De acordo com o South China Morning Post, as chupetas são vendidas sob a premissa de melhorar a qualidade do sono, aliviar o estresse diário e, até mesmo, auxiliar no processo de abstinência do fumo. A popularidade dos produtos pode ser analisada na psicologia por meio do fenômeno conhecido como regressão, no qual o indivíduo retorna a uma fase de desenvolvimento anterior, buscando conforto e segurança naquilo que é conhecido.
Nas redes sociais, internautas têm compartilhado vídeos usando chupetas no trânsito, no trabalho e durante crises de burnout. Em alguns deles, mostram até como customizar o acessório com adesivos, pedrarias e miçangas.
“Psicologicamente, trata-se de um comportamento infantil que, no nível inconsciente, simboliza fuga da realidade e da fase adulta, revelando também o desejo de evitar obrigações e responsabilidades que, no entanto, não deixarão de existir”, afirma o psicólogo Alexander Bez.
What's Your Reaction?






