Advogado de Mossoró é alvo de operação da PF que investiga fraudes em benefícios do INSS

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quarta feira (23) a “Operação Sem Desconto”, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função. Segundo a PF, foram identificados […] O post Advogado de Mossoró é alvo de operação da PF que investiga fraudes em benefícios do INSS apareceu primeiro em Fim da Linha.

abril 24, 2025 - 08:00
 0  3
Advogado de Mossoró é alvo de operação da PF que investiga fraudes em benefícios do INSS

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quarta feira (23) a “Operação Sem Desconto”, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função. Segundo a PF, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados pelos aposentados. Esses valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

Além do presidente do INSS, outros cinco servidores do órgão foram afastados por determinação judicial. Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumpriram 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária em vários estados e no Distrito Federal.

Os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, foram alvos da operação. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Em Mossoró, um advogado, cuja identidade foi mantida em sigilo, com anos de experiência foi alvo da operação. O caso está sendo acompanhado pela Comissão de Prerrogativas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), órgão responsável por defender os direitos e prerrogativas dos advogados. Na casa dele foi cumprindo o mandado de busca e apreensão.

Os federais levaram celular e notebook da casa do advogado. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os desvios aconteceram entre os anos de 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais

O post Advogado de Mossoró é alvo de operação da PF que investiga fraudes em benefícios do INSS apareceu primeiro em Fim da Linha.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente