Alckmin: guerra comercial dos EUA ajuda agro, mas preocupa indústria

Vice-presidente e ministro da Indústria, Alckmin disse que setor pode ser negativamente impactado pela guerra tarifária movida pelos EUA

May 26, 2025 - 19:00
 0  1
Alckmin: guerra comercial dos EUA ajuda agro, mas preocupa indústria

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (26/5) que a indústria nacional pode ser negativamente impactado pela guerra tarifária movida pelos Estados Unidos. Isso porque poderá haver uma destinação de produtos excedentes a países como o Brasil.

“Com essa questão das tarifas no mundo, o agro é beneficiado, esse é um fato nítido. E a indústria precisa ficar atenta para não desaguar tudo no Brasil. Nós vamos com lupa nas importações, com lupa. Defesa comercial total. Se não, vai ser uma enxurrada de produto industrial importado aqui no Brasil”, disse Alckmin em evento de comemoração do Dia da Indústria, em Brasília, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Leia também

Ele afirmou que o governo brasileiro acionou todos os mecanismos de antidumping e medidas de defesa comercial para poder defender a indústria e o emprego nacionais.

“Defendemos o multilateralismo e defendemos o livre comércio, além do respeito às regras da OMC [Organização Mundial do Comércio]”, prosseguiu, afirmando também que o caminho é o diálogo, que vem sendo feito pelo Itamaraty.

O vice ainda defendeu a desburocratização de processos para reduzir o Custo Brasil e disse que a indústria brasileira precisa ser exportadora. “Temos que ganhar mercados, exportar o máximo que puder”, salientou.

Como mostrado pelo Metrópoles, os negócios de empresas asiáticas, como a Alibaba, foram duramente afetados pela escalada nas tensões comerciais entre EUA e China nos últimos meses.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente