Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia em pessoas com obesidade
Medicamento já teve eficácia reconhecida para tratamento de diabetes. Análise para uso contra apneia do sono foi concluída na sexta (17/10)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Mounjaro no tratamento de apneia do sono em pessoas adultas com obesidade. A resolução com a decisão foi publicada nessa segunda-feira (20/10) no Diário Oficial da União.
A apneia do sono consiste em um distúrbio que resulta em interrupções sucessivas da respiração durante o sono. O problema de saúde é um indicador para várias doenças.
O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, já havia tido a eficácia reconhecida por parte da Anvisa para o tratamento da diabetes tipo 2.
Em setembro deste ano, o laboratório responsável pelo medicamento publicou um estudo no qual afirma haver eficácia para a redução de risco de diabetes em 94% em adultos com pré-diabetes.
Embora a utilização prevista em bula do Mounjaro seja para o tratamento de diabetes 2, o medicamento é comumente utilizado para perda de peso. A tirzepatida simula a ação de dois hormônios intestinais, o GLP-1 e o GIP. Esses hormônios melhoram o controle do açúcar no sangue e ajudam a suprimir o apetite.
Leia também
-
Saúde
Mounjaro falsificado: como identificar e quais os riscos de usar
-
Distrito Federal
PMDF apreende Mounjaro e material para falsificação de bebidas
-
Saúde
Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem reduzir vontade de beber, diz estudo
-
Mirelle Pinheiro
Pancreatite, coma e ansiedade: os efeitos do uso indevido do Mounjaro
O Mounjaro chegou ao Brasil em maio deste ano após o lançamento da farmacêutica Eli Lilly em abril deste ano. À época, o preço inicial do tratamento mensal partia de R$ 1,4 mil.
What's Your Reaction?






