Aportes digitais da indústria crescem 35% em 4 anos, aponta estudo
Crescimento acompanha o avanço da Indústria 4.0 e reflete a busca das fábricas por eficiência e competitividade em cadeias produtivas

A indústria brasileira amplificou em 35% os aportes em mídia digital nos últimos quatro anos. A informação é do levantamento da Agência Tipo, especializada em marketing industrial, que ouviu mais de 50 empresas.
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O crescimento acompanha o avanço da Indústria 4.0 e reflete a busca das fábricas por eficiência e competitividade em cadeias produtivas cada vez mais globais e digitais.
Mais do que iniciativas pontuais, esse movimento consolidou a digitalização como pilar estratégico do setor. Além de reduzir custos operacionais e acelerar vendas, empresas que apostam em processos digitais têm ampliado o potencial de acesso a crédito e sustentado faturamentos milionários mesmo em contextos de alta volatilidade.
Tendência
A Roder Brasil adicionou R$ 11 milhões ao faturamento de 2024 após integrar SEO, inbound marketing e mídia de performance à estratégia.
Já a Cabomaq Forestieri registrou um salto de 500% no tráfego do site em apenas 12 meses, passando de 5 mil para 33 mil acessos mensais, com foco em conteúdos técnicos voltados para engenheiros, eletricistas e compradores.
A transformação acompanha uma curva global
Segundo a Agência de Notícias da Indústria, soluções digitais movimentaram US$ 1,77 bilhão em 2022 e devem alcançar US$ 5,62 bilhões até 2028.
Empresas como Acro Cabos e Metalúrgica Delgo também vêm consolidando o digital como pilar estratégico de crescimento para acelerar vendas.
“As indústrias já entenderam que não é mais possível depender apenas da força comercial tradicional. A jornada de compra do setor é complexa e envolve múltiplos decisores. Estar bem posicionado digitalmente deixou de ser diferencial para se tornar requisito básico de competitividade.”Guilherme Oliveira, fundador da Agência Tipo
Segundo ele, o efeito é direto na margem de contribuição e na escalabilidade: “Quando mídia paga, SEO e inbound trabalham juntos, o marketing deixa de ser despesa e passa a ser linha de receita, reduzindo CAC, acelerando vendas e ampliando margem”.
Com a consolidação da Indústria 4.0 e a pressão por eficiência, a Agência Tipo projeta que os aportes em marketing digital da indústria devem manter trajetória de alta nos próximos anos, fortalecendo visibilidade, reputação e desempenho comercial das empresas do setor.
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