Após tornado, Paraná contabiliza 193 mil unidades sem energia elétrica

Companhia energética do Paraná informou em boletim que há equipes em campo trabalhando para restabelecer serviço em unidades prioritárias

Nov 8, 2025 - 02:00
 0  0
Após tornado, Paraná contabiliza 193 mil unidades sem energia elétrica

O estado do Paraná contabilizava cerca de 193 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por volta das 23h dessa sexta-feira (7/11). A informação foi divulgada pela companhia energética Copel. A empresa atribui o problema ao deslocamento das tempestades associadas à ocorrência de um ciclone extratropical que atinge a Região Sul.

Em algumas localidades, como Rio Bonito do Iguaçu (PR), os ventos podem ter ultrapassado os 250 km/h. Cerca de 80% da cidade foi destruída por um tornado que deixou ao menos cinco mortos e mais de 100 feridos, segundo autoridades locais. No município, há 4,5 mil unidades consumidoras sem energia.

Vídeo:

  Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

A companhia energética informou, por meio de boletim publicado no próprio site, que há equipes em campo trabalhando no restabelecimento da energia. A empresa acrescentou que as operações são realizadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual em atendimentos prioritários. Além disso, a Copel disse ter enviado equipes e caminhões de serviço pesado a Rio Bonito do Iguaçu para dar suporte à reconstrução. 4 imagensCenário de destruição em Bonito do IguaçuGalhos e destroços ficaram espalhadosÔnibus virouFechar modal.1 de 4

DestruiçãoReprodução/X2 de 4

Cenário de destruição em Bonito do IguaçuReprodução / Redes sociais3 de 4

Galhos e destroços ficaram espalhadosReprodução/X4 de 4

Ônibus virouReprodução/X

A empresa orienta que os consumidores tenham cautela: “A Copel orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a companhia pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados”.

Leia também

Fenômeno chamado supercélula

O tornado que atingiu partes do Paraná e sul do Paraguai, ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.

“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria. A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Rajadas de vento acima de 60 km/h foram verificadas em outras localidades do estado. Veja algumas delas:

  • Dois Vizinhos (Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet): 82,4km/h às 19h;[
  • Cornélio Procópio: 76km/h às 20h30;
  • Campo Mourão: 74,2km/h às 21h30;
  • Candói: 73,1km/h às 17h;
  • Planalto (Inmet): 70,9km/h às 15h;
  • Distrito de Horizonte, em Palmas: 70,6km/h às 18h45;
  • Cianorte: 69,8km/h às 22h30;
  • Clevelândia (Inmet): 68,8km/h às 16h;
  • Cascavel: 66,2km/h às 20h30; Japira (Inmet): 64,1km/h às 22h;
  • Laranjeiras do Sul: 61,6km/h às 19h45; e Londrina: 60,1km/h às 20h15.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente