Avião aborta decolagem para evitar colisão em aeroporto de Nova York

Órgãos que cuidam do tráfego aéreo estão investigando um incidente ocorrido no dia 6 de maio, quando um jato particular teve que abortar a decolagem porque um avião comercial ainda estava taxiando pela pista. Aviões estacionados no aeroporto de LaGuardia, em Nova York Reuters Funcionários federais estão investigando por que dois aviões ficaram perigosamente próximos em uma pista do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, no início deste mês, apesar de o aeroporto estar equipado com um avançado sistema de radar de superfície projetado para ajudar a evitar esse tipo de incidente. Tanto a Administração Federal de Aviação (FAA) quanto o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) informaram na segunda-feira (19) que estão investigando o incidente ocorrido em 6 de maio, quando um jato da Republic Airways teve que abortar a decolagem porque um avião da United Airlines ainda estava taxiando pela pista. Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Em um áudio da torre obtido pela ABC no site www.LiveATC.net, o controle de tráfego aéreo disse ao piloto do jato da Republic Airways: “Desculpe, achei que a United já tivesse liberado [a pista] bem antes disso.” No momento em que o controlador estava autorizando a decolagem do jato da Republic Airways, um controlador de solo, em uma frequência de rádio diferente, estava orientando o avião da United a seguir para um novo caminho de taxiamento, após ele ter perdido o primeiro que deveria usar para sair da pista. A United Airlines não respondeu imediatamente às perguntas sobre o incidente, enquanto a Republic Airways e o aeroporto encaminharam as questões para a FAA. O número de quase colisões nos últimos anos gerou sérias preocupações para a FAA, o NTSB e outros especialistas em segurança. A investigação do NTSB sobre um incidente ocorrido em fevereiro de 2023, em Austin, destacou essas preocupações, mas houve diversos outros quase acidentes de grande repercussão. Em um dos casos, um jato da Southwest Airlines que se aproximava para pouso em Chicago quase colidiu com um jato executivo que atravessava a pista. O aeroporto de LaGuardia é um dos apenas 35 em todo o país equipados com a melhor tecnologia da FAA para prevenir esse tipo de incursão na pista. O sistema ASDE-X utiliza uma variedade de tecnologias para ajudar os controladores a rastrear aviões e veículos no solo. Nos outros 490 aeroportos dos EUA com torre de controle, os controladores de tráfego aéreo precisam recorrer a ferramentas mais simples, como binóculos, para acompanhar o movimento das aeronaves no solo, já que os sistemas avançados são caros. Dois mortos e 19 feridos em acidente com navio-escola da marinha do México em Nova York Investimentos no sistema aéreo Expandir esses sistemas para mais aeroportos é algo que o Secretário de Transportes, Sean Duffy, gostaria de fazer, caso o Congresso aprove seu plano de vários bilhões de dólares para modernizar o envelhecido sistema de controle de tráfego aéreo do país. Mas está claro que a tecnologia não é perfeita, pois os incidentes continuam acontecendo. A FAA está tomando uma série de medidas adicionais para tentar reduzir o número desses casos e planeja instalar um sistema de alerta adicional no aeroporto de LaGuardia no futuro. No entanto, a taxa de invasões de pista por milhão de decolagens e pousos tem se mantido em torno de 30 ao longo da última década. Essa taxa chegou a 35 em 2017 e 2018. Mas, geralmente, há menos de 20 do tipo mais grave de invasões — aquelas em que uma colisão foi evitada por pouco ou havia um risco significativo de acidente, segundo a FAA. Esse número chegou a 22 em 2023, mas caiu para apenas 7 no ano passado. Para ajudar, há esforços em andamento para desenvolver um sistema que alerte diretamente os pilotos sobre tráfego na pista, em vez de notificar o controlador e depender que ele repasse o aviso. Isso poderia economizar segundos preciosos. No entanto, a FAA ainda não certificou um sistema que vem sendo desenvolvido há anos pela Honeywell International com esse objetivo. O pior acidente da história da aviação ocorreu em 1977, na ilha espanhola de Tenerife, quando um Boeing 747 da KLM iniciou sua decolagem enquanto um Boeing 747 da Pan Am ainda estava na pista; 583 pessoas morreram quando os aviões colidiram em meio a uma densa neblina.

May 19, 2025 - 21:30
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Avião aborta decolagem para evitar colisão em aeroporto de Nova York

Órgãos que cuidam do tráfego aéreo estão investigando um incidente ocorrido no dia 6 de maio, quando um jato particular teve que abortar a decolagem porque um avião comercial ainda estava taxiando pela pista. Aviões estacionados no aeroporto de LaGuardia, em Nova York Reuters Funcionários federais estão investigando por que dois aviões ficaram perigosamente próximos em uma pista do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, no início deste mês, apesar de o aeroporto estar equipado com um avançado sistema de radar de superfície projetado para ajudar a evitar esse tipo de incidente. Tanto a Administração Federal de Aviação (FAA) quanto o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) informaram na segunda-feira (19) que estão investigando o incidente ocorrido em 6 de maio, quando um jato da Republic Airways teve que abortar a decolagem porque um avião da United Airlines ainda estava taxiando pela pista. Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Em um áudio da torre obtido pela ABC no site www.LiveATC.net, o controle de tráfego aéreo disse ao piloto do jato da Republic Airways: “Desculpe, achei que a United já tivesse liberado [a pista] bem antes disso.” No momento em que o controlador estava autorizando a decolagem do jato da Republic Airways, um controlador de solo, em uma frequência de rádio diferente, estava orientando o avião da United a seguir para um novo caminho de taxiamento, após ele ter perdido o primeiro que deveria usar para sair da pista. A United Airlines não respondeu imediatamente às perguntas sobre o incidente, enquanto a Republic Airways e o aeroporto encaminharam as questões para a FAA. O número de quase colisões nos últimos anos gerou sérias preocupações para a FAA, o NTSB e outros especialistas em segurança. A investigação do NTSB sobre um incidente ocorrido em fevereiro de 2023, em Austin, destacou essas preocupações, mas houve diversos outros quase acidentes de grande repercussão. Em um dos casos, um jato da Southwest Airlines que se aproximava para pouso em Chicago quase colidiu com um jato executivo que atravessava a pista. O aeroporto de LaGuardia é um dos apenas 35 em todo o país equipados com a melhor tecnologia da FAA para prevenir esse tipo de incursão na pista. O sistema ASDE-X utiliza uma variedade de tecnologias para ajudar os controladores a rastrear aviões e veículos no solo. Nos outros 490 aeroportos dos EUA com torre de controle, os controladores de tráfego aéreo precisam recorrer a ferramentas mais simples, como binóculos, para acompanhar o movimento das aeronaves no solo, já que os sistemas avançados são caros. Dois mortos e 19 feridos em acidente com navio-escola da marinha do México em Nova York Investimentos no sistema aéreo Expandir esses sistemas para mais aeroportos é algo que o Secretário de Transportes, Sean Duffy, gostaria de fazer, caso o Congresso aprove seu plano de vários bilhões de dólares para modernizar o envelhecido sistema de controle de tráfego aéreo do país. Mas está claro que a tecnologia não é perfeita, pois os incidentes continuam acontecendo. A FAA está tomando uma série de medidas adicionais para tentar reduzir o número desses casos e planeja instalar um sistema de alerta adicional no aeroporto de LaGuardia no futuro. No entanto, a taxa de invasões de pista por milhão de decolagens e pousos tem se mantido em torno de 30 ao longo da última década. Essa taxa chegou a 35 em 2017 e 2018. Mas, geralmente, há menos de 20 do tipo mais grave de invasões — aquelas em que uma colisão foi evitada por pouco ou havia um risco significativo de acidente, segundo a FAA. Esse número chegou a 22 em 2023, mas caiu para apenas 7 no ano passado. Para ajudar, há esforços em andamento para desenvolver um sistema que alerte diretamente os pilotos sobre tráfego na pista, em vez de notificar o controlador e depender que ele repasse o aviso. Isso poderia economizar segundos preciosos. No entanto, a FAA ainda não certificou um sistema que vem sendo desenvolvido há anos pela Honeywell International com esse objetivo. O pior acidente da história da aviação ocorreu em 1977, na ilha espanhola de Tenerife, quando um Boeing 747 da KLM iniciou sua decolagem enquanto um Boeing 747 da Pan Am ainda estava na pista; 583 pessoas morreram quando os aviões colidiram em meio a uma densa neblina.

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