Bolsa de Tóquio recua com derrota do governo e incerteza sobre tarifas
O índice Nikkei terminou o pregão em baixa de 0,11%, aos 39,7 mil pontos. Derrota do governo em eleição parlamentar amplia incertezas

A Bolsa de Valores de Tóquio, que reabriu nesta terça-feira (22/7) após um feriado na véspera, fechou no vermelho, em meio à repercussão nos mercados da derrota da coalizão governista nas eleições realizadas no fim de semana.
O índice Nikkei terminou o pregão em baixa de 0,11%, aos 39,7 mil pontos.
Por que o resultado eleitoral influencia no tarifaço
A coalizão governista que apoia o primeiro-ministro Shigeru Ishiba sofreu uma derrota expressiva nas eleições parlamentares, e o fato foi interpretado pelos investidores como um obstáculo a mais nas já difíceis negociações comerciais com os Estados Unidos sobre as tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Com o resultado nas urnas, os governistas perderão a maioria na Câmara Alta do Parlamento japonês. Em outubro do ano passado, a coalizão já havia perdido a maioria na Câmara Baixa.
Na votação do último domingo, o Partido Liberal Democrata, do atual premiê, e seus parceiros de coalizão precisavam conquistar pelo menos 50 cadeiras para manter a maioria na Câmara Alta – mas o grupo não deve passar de 46 assentos.
Leia também
-
Negócios
Dólar abre em alta com tarifaço, relatório fiscal e falas de Powell
-
Negócios
Com Trump, dólar perde força diante de 24 entre 27 moedas globais
-
Negócios
À espera de acordo UE-EUA, maioria das bolsas da Europa fecha em alta
-
Mundo
Donald Trump não tem plano claro para política tarifária, diz pesquisa
Ishiba agora enfrenta forte pressão política para renunciar ao comando do governo, mas ele insiste em permanecer no cargo e liderar o Japão nas negociações com os EUA.
“Estamos atualmente envolvidos em negociações tarifárias que já estão no limite com os EUA. Eu mesmo me encontrei pessoalmente com o presidente Trump duas vezes e falei com ele inúmeras vezes por telefone. Isso é algo que não devemos desperdiçar”, disse o primeiro-ministro.
Outras bolsas da Ásia
Na Bolsa de Valores de Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 1,27%, aos 3,1 mil pontos.
Em Hong Kong, o Hang Seng avançou 0,54%, aos 25,1 mil pontos.
O índice Taiex, da Bolsa de Taiwan, recuou 1,51%, aos 22,9 mil pontos.
Na China continental, o Xangai Composto fechou em alta de 0,62%, aos 3,5 mil pontos.
O Shenzhen Composto, menos abrangente, subiu 0,58%, aos 2,1 mil pontos.
What's Your Reaction?






