Bombeiros controlam, em Goiás, maior incêndio ativo no Brasil. Vídeo
Área que queimou fica próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foram 33 dias de trabalho até debelar as chamas

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) declarou, após 33 dias de trabalho, nesta quinta-feira (11/9), a extinção do que a corporação considera o maior incêndio ativo do país. O fogo atingiu áreas dos municípios goianos de Nova Roma e Monte Alegre de Goiás, no Nordeste do Estado.
Parte da região que queimou fica próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, norte do estado. A unidade de conservação, no entanto, não foi atingida pelas chamas.
Embora a área de Cerrado atingida pelas chamas não tenha sido divulgada, foi informado que as chamas iniciaram em quatro focos diferentes e o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação que fica em uma região de relevo acidentado, cujo acesso é difícil.
Desde o início do combate ao fogo, pelo menos 50 bombeiros estiveram envolvidos na ação. A força de trabalho empregada autou em turnos e contou com apoio de brigadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Prevfogo/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros parceiros.
Vídeo:
“Neste incêndio, que foi considerado o maior incêndio ativo do país, foram empregados mais de 50 bombeiros militares, especialistas em combate a incêndios florestais, caminhonetes, drones, aeronaves, todos juntando esforços para debelar este incêndio no dia de hoje”, afirmou o tenente do CBM-GO, Costa Silva.
O trabalho teve como dificuldade as características do terreno local, formado por paredões de pedras, precipícios e localidades sem estrada, com risco para a integridade das equipes. Uma das preocupações era a possibilidade de que as chamas atingissem a Estação Ecológica de Nova Roma, bem como a possibilidade de que o fogo cruzasse rodovias estaduais e se expandisse para novas áreas.
Vídeo:
“Conseguimos, neste combate, resguardar a reserva hídrica que abastece de água potável o município de Nova Roma. Também conseguimos impedir que este incêndio ultrapassasse as rodovias GO-241, GO-118 e GO-112, onde se tratava de terremo de difícil acesso”, disse o tenente Costa Silva.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Parte da equipe que atuou no combate ao incêndioCorpo de Bombeiros Militar de Goiás2 de 3
Fogo queima vegetação na área rurald e Nova Roma (GO)Corpo de Bombeiros Militar de Goiás3 de 3
Trabalho de combate ao fogoCorpo de Bombeiros Militar de Goiás
Estatísticas
Goiás registrou neste ano 2.420 focos de calor, até a quarta-feira (10/9), conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa uma redução de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.
Leia também
-
Brasil
Queimadas no Cerrado são quase o dobro da Amazônia em 2025
-
Brasil
Amazônia tem o agosto com menor número de queimadas da história
-
Brasil
Após ano recorde, Brasil registra queda de 71,8% em áreas queimadas
-
Brasil
Queimadas atingiram 30 milhões de hectares no país em 2024. Saiba mais
O Cerrado, por sua vez, vegetação predominante em Goiás, soma 28.452 queimadas, o que significa uma redução de 47% na comparação com os dados do mesmo período de 2024.
What's Your Reaction?






