Brasil bate recorde nas exportações de carne bovina em setembro

O volume exportado pelo Brasil em setembro foi de 314,7 mil toneladas, o que correspondeu a um aumento de 25,1% em relação ao ano passado

Oct 7, 2025 - 12:30
 0  0
Brasil bate recorde nas exportações de carne bovina em setembro

Apesar do tarifaço comercial imposto pelo governo norte-americano, que ajudou a derrubar as exportações da carne bovina brasileira para os Estados Unidos em setembro, o país bateu recorde no mês passado, quando se analisa o volume total embarcado, incluindo outros países.

Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (6/10) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O volume exportado pelo Brasil em setembro foi de 314,7 mil toneladas, o que correspondeu a um aumento de 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Trata-se de um recorde histórico para um único mês, superando a máxima anterior, de julho de 2025. O Brasil é o maior exportador gobal de carne bovina.

O desempenho registrado no mês passado é explicado pelo aumento da diversificação dos embarques para outros destinos além dos EUA, como o México.

Além disso, os frigoríficos brasileiros aumentaram as vendas para a China, que é a maior compradora da carne nacional.

Leia também

Em julho deste ano, ainda antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, ampliar o tarifaço comercial, o Brasil exportou 276,9 mil toneladas de carne bovina, até então o maior volume já registrado. Em agosto, foram 268,6 mil toneladas.

Tarifaço de Donald Trump

Trump sancionou tarifas de 50% contra o Brasil sob a justificativa de que a relação entre os países é superavitária para o Brasil – ou seja, que o Brasil exporta mais do que importa dos EUA. Na realidade, a relação comercial dos países é superavitária para os EUA.

O superávit é registrado quando as exportações superam as importações. Quando acontece o contrário, há déficit.

O Brasil tem tentado, desde o anúncio das tarifas, negociar com a Casa Branca, sem sucesso. Na manhã de segunda-feira, no entanto, houve uma conversa entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do tema.

Os líderes já haviam se encontrado rapidamente na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente