Centrão vê bolsonaristas com mais de 300 votos pela anistia na Câmara
Para caciques do Centrão, bolsonaristas teriam mais de 300 votos para aprovar anistia na Câmara. Já no Senado, previsão é de dificuldade
Caciques do Centrão ouvidos pela coluna apostam que a bancada bolsonarista já teria hoje votos suficientes para aprovar na Câmara uma anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.
Pelas contas de duas importantes lideranças do PP e do Republicanos, partidos do bloco, os bolsonaristas já teriam “mais de 300 votos”, número acima dos 257 mínimos necessários.
3 imagens
Fechar modal.

Sóstenes Cavalcante Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
Sóstenes Cavalcante Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
A previsão do Centrão é mais otimista até mesmo que a do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que calcula ter hoje 278 votos para aprovar a anistia ao 8 de Janeiro.
Atualmente, o tema é discutido por meio de um projeto de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e relatado por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que é do Centrão.
O relator, contudo, tem defendido que, em vez de anistia, a proposta se chame “PL da Dosimetria” e trate apenas da redução das penas dos condenados pelo STF pela trama golpista.
Diante do movimento, bolsonaristas já avisaram que, durante a votação, tentarão aprovar um substitutivo para que o texto preveja expressamente uma anistia ampla, geral e irrestrita.
Leia também
-
Igor Gadelha
Governo da Bahia negocia transferência de corpos da operação no Rio
-
Igor Gadelha
Tarcísio vai participar on-line do encontro de Castro com governadores
-
Igor Gadelha
Ministro deve suspender julgamento que visa cassar Cláudio Castro
-
Igor Gadelha
O que Gilmar e o escolhido de Lula para o STF conversaram no Planalto
Para tudo isso acontecer, no entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisa colocar o projeto em votação no plenário, algo que ele ainda não marcou.
Motta tem segurado a votação à espera de que Paulinho da Força consiga formular um texto de consenso com a maioria dos deputados e, assim, evitar um desgaste com o STF.
Dificuldades para anistia no Senado
Aliados de Motta avaliam que, mesmo que a proposta dos bolsonaristas seja aprovada na Câmara, a anistia não deve avançar no Senado, onde há uma resistência maior ao tema.
“Se o PL tem interesse nessa pauta, não adianta votarmos algo que ninguém quer implementar”, disse, em reservado, um cacique do Centrão.
What's Your Reaction?