Chile: Lula e presidentes de 4 países se unem pela democracia. Vídeo
Encontro reúne os presidentes do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai para discutir a cooperação internacional em defesa da democracia

Chile – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (21/7) da reunião de Alto Nível Democracia Sempre, realizada em Santiago, no Palácio de la Moneda, Chile. O evento também reúne os presidentes Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Yamandú Orsi (Uruguai) e Gustavo Petro (Colômbia).
Veja vídeo:
O encontro tem como foco central discutir o posicionamento conjunto em defesa do multilateralismo, baseado na defesa da democracia na base da cooperação internacional.
O evento é uma continuidade da agenda que ocorreu em 2024, após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em defesa das instituições democráticas.
A reunião tem como base três eixos:
- Fortalecimento da democracia e do multilateralismo;
- Redução das desigualdades;
- Combate à desinformação e regulação de tecnologias.
Os temas tratados serão basilares para apresentação de propostas da próxima Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Veja vídeo:
Brasil x EUA
A reunião ganha novos desenhos, haja visto as investidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. O chefe da Casa Branca tem ampliado as ofensivas contra a economia brasileira e também o Supremo Tribunal Federal (STF) em retaliação ao que ele chamou de “caças às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump anunciou que os produtos brasileiros vendidos ao comércio norte-americano serão taxados em 50% a partir de 1º de agosto. O governo dos Estados Unidos também suspendeu o visto norte-americano do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e de magistrados considerados aliados a ele.
Ao chegar ao Palácio de la Moneda, Lula e recusou a falar com jornalistas sobre a guerra comercial, afirmando que só falaria sobre democracia.
A expectativa é de que Lula retorne ao Brasil ainda nesta segunda. Depois da reunião, os presidentes irão realizar uma declaração conjunta à imprensa, seguido por um almoço com intelectuais e por último uma reunião com a sociedade civil.
What's Your Reaction?






