CNU: 80% dos candidatos em lista de espera tiveram interesse em cargos
Ministério abriu processo de manifestação de interesse, pois na primeira etapa de nomeações do CNU não houve resposta como o órgão esperava

A maioria dos candidatos em lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestou interesse pelos cargos. O assessor especial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Pedro Assumpção, informou, nesta segunda-feira (15/9), que o índice de interesse é de 80,08%.
De acordo com ele, o processo de manifestação de interesse foi pensado pela pasta, porque na primeira etapa de nomeações dos aprovados não houve resposta da forma que o órgão esperava. “Agora, nós queremos saber quais pessoas efetivamente querem tomar posse naquele cargo”, disse Assumpção em live promovida pelo MGI para tirar dúvidas dos candidatos.
Ele explicou que, no momento da inscrição, as pessoas selecionam todos os cargos possíveis, mas não necessariamente têm interesse em ocupá-los, o que atrapalha a lista de convocação.
Segundo o assessor, a manifestação de interesse não é uma garantia de nomeação. “A classificação vai depender do desempenho e nota dos candidatos”, afirmou.
Os interessados têm até esta quinta-feira (18/9) para manifestar o interesse, caso contrário serão excluídos da lista de espera.
As novas listas de espera serão publicadas pelo MGI no dia 10 de outubro, segundo a pasta. Todos os aprovados em lista de espera serão informados pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição e receberão aviso por meio da caixa postal individual da plataforma gov.br.
Leia também
-
Brasil
CNU: manifestação de aprovados em lista de espera começa nesta 3ª
-
Brasil
Governo autoriza contratação de 1,8 mil aprovados no CNU. Veja cargos
-
Distrito Federal
“Enem dos Concursos”: DF tem o 2º maior número de inscritos no CNU 2
-
Brasil
Nova política do CNU 2025 garante equidade, diz secretária do MGI
Manifestação de interesse
Os candidatos que foram aprovados e estão na lista de espera para vagas remanescentes devem manifestar interesse nos cargos ou serão retirados do processo seletivo. O objetivo da pasta é filtrar candidatos que realmente queiram permanecer no concurso.
Para aqueles que não tenham interesse em assumir a vaga, é possível responder a solicitação de manifestação com “não tenho interesse”, com o objetivo de acelerar futuros procedimentos de nomeação e posse pelos órgãos participantes do certame.
What's Your Reaction?






