Com o que misturar a creatina? Descubra as melhores opções
Como qualquer suplemento, a creatina deve ser consumida com atenção, já que seu uso indiscriminado pode impactar a saúde do organismo

A creatina é um dos suplementos em pó mais utilizados por quem busca melhorar o desempenho físico e aumentar a força muscular. Amplamente estudada e recomendada pelos especialistas, ela auxilia na performance durante os treinos e na recuperação dos músculos.
No entanto, como qualquer suplemento, a creatina deve ser consumida com atenção, já que seu uso indiscrimado pode impactar a saúde do organismo como um todo.
Leia também
-
Vida & Estilo
Suplementação para idosos: whey e creatina são opções seguras? Veja
-
Claudia Meireles
Nutri lista 4 combinações que atrapalham o efeito do whey protein
-
Claudia Meireles
Dentista alerta para os riscos de consumir creatina sem diluir o pó
-
Claudia Meireles
Médico aponta os perigos para a saúde de tomar creatina em excesso
Segundo o nutricionista Guilherme Lopes, a água continua sendo a forma mais prática e recomendada para diluir a creatina. “Ela garante boa absorção intestinal e ainda ajuda a reforçar a hidratação, fundamental para que a creatina funcione corretamente”, reforçou o especialista à coluna Claudia Meireles.
A creatina é um dos suplementos mais populares entre praticantes de atividade física
Com o que misturar a creatina?
Além da água, outras combinações podem potencializar os efeitos do suplemento. Uma delas são os sucos e vitaminas, já que o carboidrato presente nessas bebidas auxilia no transporte da creatina para dentro das células, aumentando a eficiência da absorção.
O café também pode ser uma das bebidas que a creatina pode ser misturada, mas com ressalvas. Além do risco de alterar o sabor e a textura do suplemento, a combinação com o café pode causar desconfortos gastrointestinais em algumas pessoas.
O café também pode ser uma das bebidas que a creatina pode ser misturada, mas com ressalvas
Outra possibilidade é polvilhar a creatina diretamente nos alimentos, tanto em comidas mais líquidas como iogurtes e mingaus, até refeições mais sólidas. Nesse caso, o único ponto negativo apontado pelo nutricionista é o sensorial, já que a mistura pode alterar a textura ou modificar o gosto do prato.
Para quem gosta de diversificar o paladar, ou prefere suplementos em texturas mais sólidas, atualmente o mercado já oferece alternativas como balas, gomas e jujubas, que mantêm a mesma performance e eficácia da versão em pó, mas com uma praticidade extra.
Com o que não misturar?
O especialista alerta que há apenas uma única combinação que não deve ser feita em hipótese alguma: álcool e creatina. “O álcool compromete a hidratação do organismo, atrapalha o desempenho físico e pode anular parte dos efeitos positivos do suplemento”, reforça Guilherme Lopes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






