Com safra recorde, PIB da cadeia da soja e do biodiesel deve subir 11%
Caso a projeção se confirme, PIB da cadeia de soja e biodiesel deve representar 21,7% do PIB total do agronegócio e 6,4% do índice nacional

Com projeção de uma safra recorde neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia da soja e do biodiesel no Brasil deve crescer 10,9% em 2025, na comparação com o ano passado, chegando a R$ 821 bilhões.
Entenda
- A estimativa foi divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e tem como base os dados disponíveis até o fim do primeiro trimestre deste ano.
- Para o PIB-Renda, que engloba toda a remuneração gerada pela cadeia no período, a estimativa é a de uma expansão 18,2%.
- Caso essa projeção se confirme, o PIB da cadeia de soja e biodiesel deve representar 21,7% do PIB total do agronegócio e 6,4% do índice nacional.
Leia também
-
Brasil
Agro vê país “refém de narrativas políticas” após tarifaço de Trump
-
Economia
Governo tenta abrir diálogo com os EUA, após ouvir empresários e agro
-
Brasil
Tarifaço: para indústria e agro, governo passou em 1º “teste de fogo”
-
Negócios
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Safra recorde
Segundo especialistas, o bom desempenho do setor se deve, principalmente, à safra recorde de 169,7 milhões de toneladas, de acordo com estimativa da Abiove.
A Abiove também estima um crescimento de 3,6% no processamento da soja em 2025, na comparação com o ano anterior, para 57,8 milhões de toneladas – o que também contribui com o desempenho positivo do segmento.
Uma parte do crescimento projetado está relacionado também ao aumento da demanda por biodiesel, cuja mistura no diesel fóssil deve subir de 14% para 15% no segundo semestre.
What's Your Reaction?






