Comissão aprova parecer de PL que abre mercado de energia. Entenda
Substitutivo da MP do setor elétrico propõe que consumidores de baixa tensão possam escolher fornecedores a partir de 2028
A Comissão Mista da Medida Provisória 1.309/2025, que trata de mudanças no mercado de energia, aprovou, nesta quinta-feira (30/10), o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM). O placar foi de 22 votos a favor e 2 contrários. Agora, segue o texto para o plenário da Câmara dos Deputados.
A principal mudança proposta por Braga é a abertura do mercado de energia para usuários de baixa tensão, que normalmente são residências, pequenos comércios e indústrias.
Se o projeto for aprovado pelas duas Casas e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), todos os consumidores poderão, a partir de 2028, escolher livremente os fornecedores e o tipo de energia que desejam utilizar.
Leia também
-
Grande Angular
Congresso aprova nomeação de 2 mil policiais do DF
-
Grande Angular
Congresso vota nomeações de policiais do DF nesta 5ª. Acompanhe
-
Brasil
Congresso aprova projeto que poderá tornar definitiva a isenção do IR
-
Andreza Matais
Tarcísio manda Derrite ao Congresso para relatar PL anti-facção
Isso se dá porque atualmente, o mercado livre de energia está limitado a grandes consumidores, como empresas e indústrias de grande porte, hospitais e shoppings.
Na prática, isso significa que os consumidores poderão deixar de comprar energia da distribuidora local e escolher qualquer comercializadora para obter tarifas mais vantajosas.
Para valer, o substitutivo precisa ser votado e aprovado no Congresso até 7 de novembro, data em que a medida provisória perderá a validade.
What's Your Reaction?