Confira 5 hábitos que prejudicam a sua saúde tanto quanto fumar
Alguns hábitos que temos em nosso dia a dia podem nos prejudicar da mesma maneira que o ato de fumar. Saiba quais são e fuja deles!
Fumar não é um hábito saudável e isso não é novidade para – quase – ninguém. Afinal, além do vício, existem diversas substâncias nocivas para a saúde na fumaça. Mas, o que talvez você não saiba é que existem outras atitudes simples do dia a dia que podem prejudicar a saúde tanto quando o tabagismo. Confira:
Hábitos que prejudicam a saúde tanto quanto fumar
1 – Ficar sentado o dia todo
Mesmo que você pratique exercícios regularmente, ficar sentado por longos períodos no carro ou no escritório está ligado a muitos problemas de saúde. De acordo com a Alberta Health Services-Cancer Care, no Canadá, a inatividade está ligada a 160 mil casos de câncer de língua, mama, próstata e cólon todos os anos. Aproximadamente dois terços do número de pessoas com câncer têm a doença pelo ato de fumar.
Leia também
-
Saúde
Médico lista 5 hábitos que prejudicam a saúde mental e você não sabia
-
Saúde
Entenda como os hábitos modernos prejudicam a saúde do seu intestino
-
Saúde
Endocrinologistas listam seis hábitos para evitar a diabetes tipo 2
-
Saúde
Sem estresse: confira 5 hábitos para manter o cortisol equilibrado
O correto: é essencial fazer pequenas pausas no trabalho. Vale até caminhar um pouco pelo escritório, caso você trabalhe em um. Em casa, resistir à tentação de ficar sentado na frente da TV. Faça uma curta caminhada em torno do quarteirão para relaxar, passe alguns minutos na limpeza da casa, ou vá a academia.
2 – Comer muita carne
A carne (bovina, suína e de frango), dependendo da sua origem, possui diversos hormônios e antibióticos que são usados para acelerar o crescimento dos animais. Ao consumirmos um produto com tais componentes, sejam carnes ou laticínios, acabamos absorvendo os seus malefícios, que podem se comparar aos de fumar.
O correto: substitua as proteínas animais por vegetais, como ervilha, lentilha, grão-de-bico, sementes oleaginosas, entre outros. A mesma pesquisa mostrou que uma dieta rica em proteínas vegetais, como as do feijão, que possui quase a mesma quantidade de proteínas da carne, não provoca o mesmo aumento nas taxas de câncer que uma dieta com proteínas animais.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?