Confira a linha do tempo da decisão de Moraes contra Bolsonaro
Veja, em ordem cronológica, os eventos citados na decisão do ministro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro

Confira, em ordem cronológica, os eventos citados na decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou busca e apreensão, nesta sexta-feira (18/7), na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília e no escriório usado por ele na sede do PL.
Fevereiro de 2025
• Jair Bolsonaro é denunciado como líder de uma organização criminosa articulada para atentar contra o Estado de direito, o regime democrático e o funcionamento dos Poderes, no contexto das eleições presidenciais, resultando na Ação Penal (AP) 2668.
• Eduardo Bolsonaro começa a se dedicar publicamente a obter do governo dos Estados Unidos a imposição de sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF), alegando perseguição política a ele e a seu pai.
• O Inquérito 4995/DF é instaurado a pedido da PGR para apurar a conduta de Eduardo Bolsonaro pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e abolição violenta do Estado democrático de direito.
6 de maio de 2025
• Jair Bolsonaro confirma ter se reunido com Ricardo Pita, conselheiro sênior do Departamento de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental, declarando que “o alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”.
13 de maio de 2025
• Jair Bolsonaro repassa R$ 2 milhões via Pix para Eduardo Bolsonaro, que já se encontrava no exterior, “em plena ação das atividades ilícitas”.
Leia também
-
Brasil
Em decisão, Moraes cita possibilidade de Bolsonaro fugir do país
-
Brasil
Bolsonaro nega intenção de deixar o Brasil: “Suprema humilhação”
-
Brasil
Medidas de Moraes a Bolsonaro são por “coação e atentado à soberania”
-
Igor Gadelha
PF faz buscas na casa de Bolsonaro e no escritório dele, no PL
Semanas anteriores a 17 de julho de 2025
• As ações de Eduardo Bolsonaro se intensificam com o avanço da instrução processual e julgamento da AP 2668, com ele repostando conteúdos em inglês para atingir o público no exterior e interferir na ação.
• Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro atuam alinhados, buscando criar entraves econômicos nas relações comerciais entre EUA e Brasil, com o objetivo de obstruir o regular prosseguimento da AP 2668.
• A investigação comprova a participação de Jair Bolsonaro, que incita a tentativa de submeter o STF ao crivo de outro Estado e auxilia, inclusive financeiramente, Eduardo Bolsonaro na negociação com governo estrangeiro para atos hostis contra o Brasil.
7 de julho de 2025
• Eduardo Bolsonaro anuncia a possibilidade iminente de ações contrárias a autoridades e/ou ao Estado brasileiro por suposta perseguição política, afirmando que atuava diretamente no estrangeiro para esse fim.
• O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica mensagem atacando a soberania nacional e a independência do Poder Judiciário brasileiro, criticando o tratamento dado a Jari Bolsonaro e chamando o processo de “caça às bruxas”.
• Jair Bolsonaro compartilha a publicação de Donald Trump e incita seus seguidores contra o Poder Judiciário.
9 de julho de 2025
• É publicada uma carta do presidente norte-americano atentatória à soberania nacional, com claras ameaças ao Poder Judiciário brasileiro, anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025, em retaliação aos supostos ataques à liberdade de expressão e a julgamentos no Brasil.
• Eduardo Bolsonaro agradece expressamente ao presidente dos EUA em suas redes sociais e pleiteia a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
• Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro celebram a “gravíssima agressão estrangeira ao Brasil”, manifestando-se favoravelmente às “sanções/taxações” e instigando o governo norte-americano a adotar novas medidas hostis.
• Eduardo Bolsonaro afirma publicamente que sua intermediação com o governo estrangeiro resultou no anúncio da tarifa de 50%.
10 de julho de 2025
• Jair Bolsonaro faz uma postagem na rede social X afirmando que “a escalada de abusos, censura e perseguição política precisa parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”.
11 de julho de 2025
• Jair Bolsonaro publica uma postagem na rede social X, divulgando um vídeo de entrevista do presidente dos Estados Unidos da América.
17 de julho de 2025 (data da decisão)
• Jair Bolsonaro, em entrevista coletiva, “confessou sua consciente e voluntária atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira”, condicionando o fim da “taxação/sanção” à sua própria anistia.
• A Polícia Federal representa pela necessidade de decretação de diversas medidas cautelares contra Jair Bolsonaro.
• A PGR se manifesta favoravelmente à imposição de diversas medidas cautelares contra Jair Bolsonaro.
• O ministro Alexandre de Moraes profere decisão impondo medidas cautelares a Jair Bolsonaro, incluindo: proibição de sair da comarca (com monitoramento por tornozeleira eletrônica), recolhimento domiciliar, proibição de contato com embaixadas, autoridades estrangeiras e réus, proibição de uso de redes sociais, e busca e apreensão pessoal e domiciliar.
What's Your Reaction?






