De sargento a sabiá: homem é multado por ter aves em cativeiro. Vídeo
Morador de Presidente Prudente, interior de SP, tinha três coleirinhos, dois sargentos, cinco sabiás-poca e um papagaio-verdadeiro em casa

São Paulo — Um morador de Presidente Prudente, interior de São Paulo, tinha em sua residência 11 aves da fauna silvestre em cativeiro. O flagrante foi feito pela Polícia Militar Ambiental na quinta-feira (8/5).
Os agentes foram até o local, uma casa no Residencial Cremonese, após receber uma denúncia. O morador, um homem de 77 anos, liberou a entrada aos policiais, que encontraram parte dos pássaros em gaiolas. No total, eram três coleirinhos, dois sargentos, cinco sabiás-poca e um papagaio-verdadeiro.
O homem afirmou não saber que precisaria ter uma licença ambiental para manter as aves em casa. Após o flagrante, 10 pássaros foram soltos na natureza. Um dos papagaios, por já estar domesticado, foi mantido com o morador por falta de local para destinação.
Nove gaiolas e dois alçapões foram apreendidos e destruídos. O morador foi autuado, no total, em R$ 6 mil. Ele responderá criminalmente pelo ato.
Canário-da-terra usado como isca
Em outra ocorrência, um homem de 63 anos foi autuado pela Polícia Ambiental após utilizar um canário-da-terra verdadeiro como “isca” para capturar outra ave da mesma espécie em Mariápolis, no interior de São Paulo. Após o flagrante, ocorrido no domingo (4/5), os pássaros foram soltos na natureza.
Segundo a Polícia Ambiental, o homem tinha capturado o canário usando um alçapão com a outra ave dentro, numa armadilha conhecida como “chama”. Os pássaros foram encontrados na residência do suspeito, que foi multado em R$ 1 mil.
Após o resgate, os canários-da-terra foram devolvidos ao seu habitat. O alçapão e a gaiola foram destruídos.
What's Your Reaction?






