Deputado propõe moção de louvor a Trump por “posicionamento firme”

Moções de louvor foi protocolada na CLDF, nessa quarta-feira (13/8), e ainda será analisada pelo Plenário da Casa legislativa

Agosto 13, 2025 - 14:30
 0  0
Deputado propõe moção de louvor a Trump por “posicionamento firme”

Uma moção de louvor protocolada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (13/8), propõe homenagear o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo seu “posicionamento firme em defesa da democracia, da liberdade, pelo combate à censura e pela condenação de perseguições políticas”.

De autoria do deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), a proposta diz “reconhecer e homenagear Trump” pela “postura firme e coerente na defesa de princípios universais de liberdade e democracia, valores que transcendem fronteiras e inspiram nações comprometidas com o Estado de Direito”.

“Ao manifestar preocupação com situações que afetam o Brasil, o presidente demonstra apreço e solidariedade para com o povo brasileiro, contribuindo para o debate internacional sobre o respeito às liberdades civis e políticas”, declarou o parlamentar.
Leia também

“Importante salientar que esta homenagem não se vincula a questões de política interna norte-americana ou a medidas econômicas específicas, mas se refere, exclusivamente, ao reconhecimento de sua postura em prol da liberdade de expressão, do combate à censura e da condenação de perseguições políticas, valores caros a todos que zelam pela democracia”, disse o distrital, no texto do PL.

“Persona non grata”

A moção foi apresentada por Daniel de Castro um dia após o deputado Chico Vigilante (PT) protocolar na CLDF pedido para tornar Trump persona non grata na capital do país.

Para o petista, os ataques recentes do estadunidense a Brasília e ao Brasil “não deixam alternativas a não ser declarar sua presença indesejável no Distrito Federal”.

No texto da Moção, Chico Vigilante diz ser “inaceitável o desrespeito” de Trump “à soberania do Brasil”. “Além da tentativa indecente de ingerência em nossos assuntos internos, o presidente Trump passou, nos últimos dias, a atacar diretamente Brasília”, disse o distrital.

Conforme o parlamentar, o estadunidense ofendeu Brasília ao tentar “justificar a implantação de medidas autoritárias de segurança pública em Washington”.

Chico também chamou o tarifaço de Trump de “maior ataque comercial da história” do Brasil e se referiu ao presidente dos EUA como “truculento e autoritário”.

“Além do habitual desprezo pela realidade factual e pela verdade, o governo Trump não para de produzir ataques ao Brasil, ao DF e ao nosso povo. Temos muito respeito e amizade pelo povo dos Estados Unidos, com quem compartilhamos mais de 200 anos de história de relações diplomáticas sadias, respeitosas e construtivas”, disse.

“Mas no momento em que um cidadão estadunidense, que não está à altura do cargo que ocupa, como presidente da nação mais poderosa do mundo, passa a nos atacar gratuita e continuadamente, só nos resta declarar sua presença indesejável a nosso convívio no Distrito Federal”, finalizou Chico Vigilante.

Ambas as moções ainda serão analisada pelo Plenário da Câmara Legislativa.

Cidadão honorário

Nesta quarta-feira (13/8), também foi protocolado na Casa um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para conceder a José Renan Vasconcelos Calheiros Filho título de Cidadão Honorário de Brasília.

De autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante), a proposta tem como objetivo “reconhecer” a “notável trajetória profissional, dedicação à vida pública e às relevantes contribuições” de Renan “prestadas ao Brasil, especialmente ao Distrito Federal”.

“A honraria em questão visa destacar personalidades cujos esforços impactam positivamente a sociedade, conforme estabelece a Resolução nº 334, de 2023, que disciplina a concessão de títulos honoríficos pela Câmara Legislativa do Distrito Federal”, disse João Cardoso.

Segundo o parlamentar, Renan Filho “tem liderado importantes iniciativas de retomada e ampliação da infraestrutura logística nacional” como ministro dos Transportes. “Sua gestão tem priorizado a reestruturação de rodovias federais, ampliação de ferrovias e melhoria da malha viária no entorno do Distrito Federal”, disse.

“Destaca-se o avanço nas obras de duplicação da BR-080 e BR-251, que beneficiam diretamente a população do DF e entorno, além da modernização de trechos da BR-020 e BR040, importantes eixos de integração regional”, declarou o parlamentar.

“Pelos motivos expostos, é plenamente justificável a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao Ministro José Renan Vasconcelos Calheiros Filho”, finalizou.

A proposta ainda será analisada pelo Plenário da Casa legislativa.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente