Evento na Casa do Candango abre oficialmente a CASACOR Brasília 2025
A 33ª edição da mostra, com o tema Semear Sonhos, propõe uma reflexão sobre o futuro das cidades, da arquitetura e das relações humanas

A 33ª edição da CASACOR Brasília abriu as portas na última terça-feira (12/8) com um coquetel prestigiado na Casa do Candango, entidade dedicada a causas sociais voltadas para crianças e idosos. Programado para receber visitantes até 12 de outubro, o evento reúne 50 ambientes e a participação de 67 profissionais.
Leia também
-
Claudia Meireles
Edição 2025 da CASACOR será em prédio desativado da Casa do Candango
-
Conteúdo especial
Guel Arquitetos conquista prêmio de projeto mais ousado pela Casacor
-
Claudia Meireles
Predileta Piscinas celebra 1ª mostra na CASACOR com festa animada
-
Claudia Meireles
Mônica Salgado lança livro com talk sobre redes sociais na CASACOR
Em torno do tema Semear Sonhos, a realização de 2025 propõe uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades, da arquitetura e das relações humanas. O Metrópoles, inclusive, está presente com um espaço dedicado ao portal. A mostra se desdobra em três pilares que atravessam todos os ambientes e todas as experiências da mostra:
O primeiro, Sonhos Coletivos, contempla um futuro sustentável e colaborativo, onde o “morar” e o “viver” caminham em harmonia com o meio ambiente. O segundo, entitulado Ecossistemas em Cooperação, agrega cidade e natureza como um organismo vivo. Já o terceiro, Confluência de Saberes, enaltece a união de disciplinas e culturas para soluções inovadoras e conscientes.
Referência em arquitetura, design de interiores e paisagismo, a CASACOR Brasília ocupa, nesta edição, uma área de 5.040 m², dividida entre o térreo e os dois pavimentos do prédio. Toda a estrutura da Casa do Candango, que foi fundada em 1977 e estava abandonada há uma década, foi recuperada pelo projeto, com restauração de fachadas, vidros, pisos, caixas d’água e telhados e atualização das redes hidráulicas, elétricas e de águas pluviais. Houve, ainda, construção de estacionamento e a requalificação dos jardins.
Entrada da CASACOR
Ambientes
A 33ª edição do evento traz a Brasília 50 ambientes que cultivam um manifesto pelo morar afetivo, regenerativo e consciente, explorando a identidade local por meio de elementos, como a terra vermelha do Cerrado, e um design que dialoga com o artesanal, o sensorial e a contemplação.
Para isso, foi convocado um elenco versátil de profissionais, que transita desde os veteranos consagrados até novos talentos. Walléria Teixeira e Ney Lima, por exemplo, presentes há 27 anos na mostra, bem como Miguel Gustavo (23 edições) e Larissa Dias Arquitetura (16 participações) reforçam a tradição.
Por outro lado, aproximadamente 20 estreantes integram o time de peso, entre eles, Elon Pfeiffer, Cecília Azambuja Graf, Isabelle Bizzo, Ana Clara Fabri, Mayara Pedrollo Vezolle, Thales Ferreira Lopes, Caio Frederico e Marcia Urbano.
Confira, na galeria abaixo, alguns ambientes da CASACOR Brasília 2025:
23 imagens
Fechar modal.
1 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_2 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_3 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_4 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_5 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_6 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_7 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_8 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_9 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_10 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_11 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_12 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_13 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_14 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_15 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_16 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_17 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_18 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_19 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_20 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_21 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_22 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_23 de 23
33ª edição da CASACOR BrasíliaWey Alves / Metrópoles @weyalves_
Programação
A mostra de 2025 contará com oficinas, feiras de arte, exposições e capacitações em parceria com a Caixa e o Instituto Coca-Cola Brasil, impactando mais de 200 mil jovens por meio de projetos educacionais.
Já a gastronomia ganhou três espaços comandados pelo Grupo Famiglia Papà, do restauranteur Carlos Rodrigues. Enquanto o Cozze Mediterrâneo será o restaurante oficial, o Lilie Pâtisserie & Boulangerie será parada obrigatória para um cafézinho em meio ao tour pela CASACOR.
Por fim, o Lounge BRB servirá drinques autorais e exclusivos em um ambiente assinado pelos arquitetos Marcella Schiavoni e Felipe Zorzeto.
Além das ações e dos spots gastronômicos, o evento ainda será palco de apresentações semanais de artistas locais, com repertórios que transitam entre o jazz, bossa nova e MPB. Marias Rosa Choque, Victor Tadeu Trio, Fernanda Pinho Trio, Camila Gouveia, In Trio, Marquinho Vital Trio, Meoly Trio, Paulo Veríssimo Trio, Mirian Marques, Procurados Blues Band e O Bando estão entre as atrações.
Abertura da CASACOR Brasília 2025
Evento foi realizado na Casa do Candango
De acordo com André Secchin, CEO da CASACOR, a mostra está mais uma vez “se colocando como uma plataforma que não só traz a luz para espaços como a Casa do Candango, mas também revitaliza, regenera, traz conexões para uso”. “Após a saída do evento, teremos certeza que tudo vai ser muito bem aproveitado pela sociedade civil e por todos os atores que fazem parte daqui da instituição”, declara à coluna.
José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo do DF, elogia a 33ª edição do projeto:
“Está lindíssimo, tudo de muita qualidade e com os melhores profissionais de Brasília. O que eu achei mais interessante é que esse projeto, mais que trazer arquitetura, ambientes maravilhosos e o que é de mais moderno, traz um benefício social enorme, que é requalificar a nossa Casa do Candango”.

Para Margarida Kalil, presidente da Casa do Candango, a realização do evento é “um deslumbramento, uma emoção, um orgulho”. “Estou em êxtase porque tudo foi uma transformação. Essa parceria foi muito simbólica, pois ao mesmo tempo que reúne a beleza e funcionalidade, há responsabilidade social”, frisa.
“O tema deste ano fala em sonhos. E esse era um sonho meu e da nossa vice-presidente, a Carla Lobo, que se realizou. A CASACOR não só reformou as paredes, mas está reconstruindo histórias, reacendendo os sonhos — os nossos sonhos e os de muitos. E isso reafirma que, quando caminhamos juntos, nós somos mais fortes e, sim, podemos transformar a realidade de muitas famílias”, acrescenta Margarida.
Já Carla Lobo compartilha que, na primeira reunião do projeto, se emocionou muito ao saber que a temática da mostra seria Semear Sonhos. “Eu e a Margarida sempre sonhamos com esse prédio reformado. Ver isso hoje pronto me traz essa sensação de um sonho que foi realizado, algo que a gente não achava que ia ser realizado tão cedo”, diz.
Margarida Kalil e Carla Lobo, presidente e vice-presidente da Casa do Candango, respectivamente
Segundo Moema Leão, sócia da CASACOR Brasília, a edição de 2025 foi um grande desafio. “Só tínhamos um prédio totalmente acabado. Tudo isso aqui foi construído. Estamos muito felizes, primeiramente pelo resultado. Segundo, por saber que estamos ajudando a Casa do Candango, pois vamos entregar tudo arrumado. O prédio está maravilhoso, foi todo restaurado”, afirma.
Eliane Martins, também sócia da mostra na capital, alega que o espaço onde o evento tomou forma era tomado por “terra vermelha”. “Restauramos tudo, em termos de esquadria, fachada e telhado… No final do ano que vem, vamos entregar um prédio novo para a instituição”, revela à coluna.
“Os profissionais foram fantásticos, e eu acho que é um ano que tivemos muitas parcerias boas. Acho que a localização aqui é maravilhosa, com essa parte de área externa, de jardim, algo que as pessoas gostam, Brasília tem essa cara”, continua.
Sheila Podestá, terceira sócia da edição brasiliense da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, destaca que a produção foi desafiadora, porém, prazerosa. “Apesar de ser trabalhoso, você vai vendo a melhora e as suas entregas. A gente começou restaurando praticamente todo o prédio”, conta a coordenadora das obras.“Nós trabalhamos com o tempo contado, já determinado, com data. Aqui, praticamente, partimos do zero. Foi muito mais desafiador esse ano”, expressa.
Assista ao vídeo com momentos marcantes da noite de abertura, pelas lentes de Guilherme Guimarães e edição de Ivan Lacombe
Veja como foi o coquetel de abertura da CASACOR Brasília 2025, pelas lentes de Wey Alves, Matt Ferreira e Gustavo Lucena:
Elaine Martins, Carla Lobo, Margarida Kalil, Moema Leão e Sheila Podestá
Maria de Lourdes Abadia
Claudia Meireles e José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo do DF
Denise Zuba, Lília Lamboglia e Juliana Zuba
Ney Lima e Walleria Teixeira
Márcia Zardo
Cleber Depieri, Ana Luíza Favato, Guilherme Camilo e Duda Favato
Felipe Zorzeto e Marcella Schiavoni
Bella Salvati, Vivianne Piquet e Pedro Piquet
Luís Olivalves, Antonio Aversa, Edda Pinheiro e Sávio Pinheiro no espaço do Metrópoles
Ronaldo Monte Rosa, Caroline Kalil e Daniela Monte Rosa
Marina Pimentel
Celso Martins e Moema Leão
Padre Edinaldo Castro
Hélio Albuquerque
Cynthia e José Roberto Dias
Lourenço e Rosália Peixoto
Dani e Sérgio Kniggendorf
Marcia Guimarães, Benigna Venâncio e Rosângela Lacerda
Lia Soares, Camila Trovó e Victoria Cintra
Juliane Almeida e Mateus Zaidan
Flávio Marcílio, Claudia Meireles e Janete Vaz
Carol Kalil, Margarida Kalil e Ronaldo Posada
Celso Junior, Eliene Lucindo, Sheila Podestá e André Secchin
Isadora e Karla Amaral
Laura Pinheiro Rocha, Bolivar Rocha, Deborah Pinheiro e Isabel Pinheiro Rocha
Marcos Chian e Eliane Martins
Felipe Vieira e Camila Zambelli
Ana Zinato
Thiago Lacerda e Tatá Gouveia
Augusta Nogueira Andrade, Cybele Barbosa e Mariana Sobreira
Ângela Feitoza, Felipe Zuba, Maria Carolina Feitoza e Thais Riedel
Júlia e George Zardo
Narcisa Leão
Paulo Almeida e Lutero Leme
Ney Lima, Carolina Prata, Walleria Teixeira e Giulia Abbott
Cristiane Coelho e Daiana Pontes
Geraldo Vieira, Eliane Freitas, Lucas Freitas e Isadora Maria
Léo Batisaco e Amador Outerelo
A 33ª edição conta com 50 ambientes
Semear Sonhos foi o tema escolhido para 2025
André Alf
Denise e Paulo Zuba
Leandra e Pedro Ernesto Gualberto
Lily Araújo
Antônio Aversa, Maria Paula Leite, Carolina Almon, Sávio Pinheiro e Edda Pinheiro
Deborah Pinheiro e Cassio Veiga
Bella Salvati
Maria de Lourdes e Claudia Meireles
João Pedro Araújo e Maria Fernanda Santos
Marco Tulio Leite, Marcia Montenegro, Luanna Almeida e Léo Batisaco
Juliana Santana
Mariana Lombardi e Bruno Berg
Miguel Gustavo
Solange Marçal, Margarida Kalil e Carla Lobo
Maria Paula Mazaropi e Filipe Almeida
Claudia Meireles e Amador Outerelo
Cristiane Coelho
José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo do DF, e Paula Santana
Cássio Aguiar e Giovanna Leal
Mariana Lombarde e Laura Horta
Paulo Lopes e Sandra Rodrigues
Didacio Duailibe, Alessandra Passero, Mayara Kassiê e Caio Garcia
Fabiana Boner
Miguel Gustavo e Gui Rodrigues
Felipe Zorzeto, Marcela Schiavoni e Eduardo Sene
Lilia Lamboglia e Daiane Figueiredo
Valeria Pena-Costa e Carlos Alberto
Nelma Caixeta e Cybele Barbosa
Larissa Dias e Fernando Pauro
Sérgio Facundes
Fabiana e Halil Ceyhan
Ilgner Martins
Karina Alves e Ana Luisa Machado
Marcos Pires, Eliene Lucindo, Alessandra Araujo e Leonardo Macedo
Valter Lourenço e Hendy Miranda
Jota Pacini
Yanko Brito, Willian Pardo, Naara Lima, Victor Freire, Regina Lopes, Raphael Segatto e Denner Damasio
Daniel Toys e Amanda Saback
Hendy Miranda, Sandra Maia e Rodrigo Barros
Rick Hudson
Sheila Podestá, Stela Lopes, Gui Rodrigues e Karla Podestá
Willian Oliveira, Lucas Carames e Orestes Vaz
Emanuel Gomes, Fernanda Mendonça, Aline Aquino e Geff Xavier
Bruno Pessoa e Onice Moraes
Wilker Medeiros, Alex Claver, José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo do DF; Eliane Martins, Moema Leão e Sérgio Facundes
Clara Troncoso
Mariana Valle, Mari Fernanda Borges, Julia Cintra e Ana Clara Azambuja
Isabella Fontes e Maria Eduarda Tavares
Lucas Machado
Willian Pardo, Naara Lima, Marilia Tozetti, Carolina Tozetti, Regina Lopes, Raphael Segatto, Denner Damasio e Victor Freire
Nelma Caixeta
Fernanda Souza, Amanda Saback, Ana Luiza Veloso e Lorena Garcia
César Santos Pimentel, Augusta Nogueira e Mariana Sobreira
Serviço 33ª edição da CASACOR Brasília Data: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025 Local: Casa do Candango – SGAS 603 Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação de pagamento da instituição/documento de identidade e válido com foto. Crianças até 11 anos não pagam mediante documento. Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão Mais informações: www.casacor.com.br/mostras/brasilia e @casacor_brasília (Instagram)
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






