Dermatologista revela se usar desodorante à noite faz mal
Médica dermatologista diz se é preciso utilizar desodorante durante a noite; expert lista benefícios e riscos da prática

Existem muitas dúvidas acerca do uso de desodorante, especialmente durante a noite. Enquanto muitos consideram o cosmético essencial na hora de dormir, outros acreditam que ele é dispensável e até prejudicial para o organismo.
Para entender se o produto deve ser utilizado durante a noite, a coluna Claudia Meireles conversou com a dermatologista Regina Buffman. De acordo com ela, em alguns casos, especialmente para quem sofre com transpiração excessiva, a aplicação do desodorante ou antitranspirante à noite pode ser eficaz.
“Os desodorantes que possuem alumínio na composição precisam de um tempo em contato com a pele da axila para formar uma espécie de gel que impede a sudorese. Usar desodorante no período noturno proporciona melhor desempenho desse durante o dia”, ressalta Regina Buffman.

Cuidados importantes no uso do desodorante
Segundo a especialista, de modo geral, o produto para controlar o suor não faz mal, mas deve ser adequado a cada tipo de pele. Para evitar irritações, Regina Buffman recomenda fugir de fórmulas com álcool ou fragrâncias muito fortes.
Além disso, o cuidado deve ser redobrado por pessoas com pele sensível. “O ideal é optar por opções hipoalergênicas e livres de álcool. Caso contrário, pode haver risco de irritações, vermelhidão, coceira ou até manchas”, alerta a dermatologista.
Outra preocupação comum é com o “entupimento dos poros”. No entanto, Regina Buffman afirma que esse é o mecanismo de muitos antitranspirantes, o que não é algo “necessariamente ruim” quando se trata de controle de sudorese.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram
What's Your Reaction?






