Dezesseis presos são flagrados tentando fraudar provas do Encceja em Penitenciária do RN
Dezesseis internos do regime fechado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) foram flagrados, nesta terça-feira (23), tentando fraudar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. Eles foram conduzidos ao Departamento da Polícia Federal e deverão responder pelo crime de falsa identidade. […] O post Dezesseis presos são flagrados tentando fraudar provas do Encceja em Penitenciária do RN apareceu primeiro em Fim da Linha.

Dezesseis internos do regime fechado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) foram flagrados, nesta terça-feira (23), tentando fraudar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. Eles foram conduzidos ao Departamento da Polícia Federal e deverão responder pelo crime de falsa identidade.
O flagrante foi realizado por policiais penais durante a conferência de identificação. De acordo com o apurado, presos com maior grau de escolaridade realizariam o exame no lugar dos candidatos regularmente inscritos. A aprovação no Encceja, além da certificação do Ensino Fundamental ou Médio, possibilita a remição da pena em até 100 dias.
Na Polícia Federal, os envolvidos foram submetidos a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem, prevê pena de detenção de três meses a um ano.
O EXAME
No Rio Grande do Norte, 3.539 internos do sistema prisional estão inscritos no Encceja PPL 2025 — sendo 2.211 candidatos ao Ensino Fundamental e 1.328 ao Ensino Médio.
O exame representa uma oportunidade para que pessoas privadas de liberdade concluam os ensinos Fundamental e Médio durante o cumprimento da pena, constituindo importante instrumento de ressocialização e reintegração social.
As provas foram aplicadas em 20 unidades prisionais do Estado. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é destinado a quem não concluiu os estudos na idade adequada. A participação é voluntária e gratuita, e as provas são aplicadas nos próprios estabelecimentos prisionais.
O post Dezesseis presos são flagrados tentando fraudar provas do Encceja em Penitenciária do RN apareceu primeiro em Fim da Linha.
What's Your Reaction?






