DF tem 17 voos cancelados e 8 atrasados devido a ciclone em São Paulo
De acordo com a empresa que administra o Aeroporto JK, 11 voos foram cancelados e outros 8 haviam atrasado até as 19h desta 4ª feira
O ciclone extratropical que atingiu o estado de São Paulo e cancelou voos nos aeroportos da capital paulista também afetou voos que tinham destino ou chegada no Aeroporto Internacional de Brasília, nesta quarta-feira (10/12).
De acordo com a Inframerica, empresa que administra o Aeroporto JK, 15 voos foram cancelados e outros 8 haviam atrasado mais de 15 minutos até as 19h desta quarta-feira. Um avião da Latam chegou a decolar do Distrito Federal rumo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas retornou à capital federal.
Além disso, dois aviões que saíram de outros estados com destino a São Paulo acabaram pousando no Aeroporto de Brasília por questões de segurança antes de seguir rumo à capital paulista.
“A concessionária orienta os passageiros com voos programados para São Paulo hoje a procurarem a companhia aérea para maiores informações”, declarou a Inframerica em nota.
Leia também
-
São Paulo
Caos em Congonhas: vendaval cancela mais de 100 voos em aeroporto
-
São Paulo
Ventos fortes afetam voos em São Paulo e geram cancelamentos
-
São Paulo
Chuva e ciclone: entenda impactos do 2º dia seguido de caos em SP
Caos em SP
Passageiros enfrentaram filas e cancelamentos no Aeroporto de Congonhas em decorrência do ciclone extratropical que atingiu SP. Segundo a Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto, ao menos 121 voos foram cancelados, sendo 50 chegadas e 71 partidas.
Ao Metrópoles passageiros criticaram a falta de informações. “Meu voo não está no painel, não está falando que foi cancelado, a gente está na fila há muito tempo e tem apenas uma pessoa da companhia para resolver tudo”, afirmou a fonoaudióloga Juliana Portas, 44.
Já o motorista Alberto Santana, 65 anos, saiu de Salvador com destino a Santa Catarina e disse que o avião teve dificuldades para pousar em Congonhas. “Quando nós estávamos descendo, teve que subir, fazer tudo de novo, pra poder pousar. Muito vento.”
Em nota, a Aena afirmou que está operando normalmente nesta quarta-feira e que os voos foram cancelados “por decisões operacionais das companhias aéreas por causa dos ventos fortes com rajadas de mais de 90 km/h, determinação do controle de tráfego aéreo e ajustes da malha aérea das empresas”.
Ciclone
Segundo o meteorologista da Defesa Civil Willian Minhoto, o ciclone, apesar de ter se formado na região sul do Brasil, atrai ar de outras regiões do país, canalizando correntes de ar quente e úmido vindas do Norte e do Centro-Oeste. A condição favorece chuva, formação de nuvens carregadas e tempestades.
Além disso, Minhoto explicou que a borda do ciclone está associada à passagem de uma frente fria que, ao avançar por São Paulo, provoca queda de temperatura, aumento de nebulosidade e ventos de moderados a fortes. O estado sofre efeitos significativos, mesmo longe do núcleo do fenômeno.
What's Your Reaction?