Dia decisivo para agravar a agonia de um ex-presidente golpista

Bolsonaro no banco dos réus

May 19, 2025 - 07:00
 0  0
Dia decisivo para agravar a agonia de um ex-presidente golpista

Uma coisa é ouvir-se a voz de um general por meio da transcrição fria de suas palavras em depoimento colhido pela Polícia Federal. Outra bem diferente é ouvi-la ao vivo diante de cinco ministros da mais alta corte de justiça do país e depois de ele ter jurado dizer a verdade, somente a verdade, nada mais do que a verdade.

Tal privilégio será concedido apenas aos jornalistas autorizados a acompanhar logo mais à tarde a audiência por videoconferência do interrogatório do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército nos últimos meses do governo de Jair Bolsonaro.  É proibida a gravação de áudio e vídeo.

Assim terá início a fase de oitivas das testemunhas do processo sobre a trama golpista que culminou no dia 8 de janeiro de 2023 com a invasão por milhares de bolsonaristas da Praça dos Três Poderes, e a depredação dos prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Freire Gomes foi o primeiro comandante das Forças Armadas a confirmar que Bolsonaro o convocou para uma reunião no Palácio da Alvorada, em dezembro de 2022. Disse que o então presidente apresentou aos chefes militares a minuta de um decreto que previa a intervenção no Tribunal Superior Eleitoral após as eleições.

Na ocasião, segundo o general, ele “deixou evidenciado a Bolsonaro e ao ministro da Defesa que o Exército não aceitaria qualquer ato de ruptura institucional”. A minuta do decreto tinha conteúdo idêntico à encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também réu pela trama golpista.

O general contou à Polícia Federal que o chefe da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, concordou com a proposta de ruptura democrática apresentada por Bolsonaro. Mas que ele e Baptista Júnior, chefe da Aeronáutica, afirmaram “de forma contundente suas posições contrárias ao conteúdo exposto.”

As declarações do ex-comandante do Exército se tornaram conhecidas em março de 2024, quando ele já estava na reserva. Desde então, ele submergiu.  Não teve mais contato nem com seus colegas de farda que em dezembro último tentaram confraternizar com ele. Daí a expectativa sobre o que o general  dirá hoje.

O primeiro dia de audiências terá os depoimentos de Freire Gomes, Clebson Ferreira de Paula Vieira (ex-integrante do Ministério da Justiça), Adiel Pereira Alcântara (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal) e Eder Balbino (dono de empresa contratada pelo PL para fiscalizar o processo eleitoral).

Como está em viagem, fora do país, o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica foi transferido para a próxima quarta-feira (21). As testemunhas de defesa dos acusados pelo golpe só serão ouvidas daqui a semanas. Estima-se que o julgamento terminará entre outubro e dezembro deste ano.

 

Todas as colunas do Blog do Noblat

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente