Dia do Café: quatro mitos e verdades sobre a paixão dos brasileiros
Especialista explica o que está por trás dos sabores dos cafés especiais

No Brasil, o café é mais do que uma bebida: é parte da identidade nacional. E com o aumento do consumo de grãos especiais — que cresceu 30% nos últimos dois anos, segundo a MindMiners — cresce também o interesse pelos sabores complexos e aromas únicos da bebida, como os que remetem a frutas cítricas, caramelo e até chocolate.
Leia também
-
Saúde
Confira 6 dicas para consumir café sem prejudicar os dentes
-
Saúde
Estudo associa café a menor risco de quedas e fragilidade na velhice
-
Vida & Estilo
Saiba por que cafés em cápsula podem ser má escolha para a dieta
Mas será que esses sabores são mesmo naturais? Em celebração ao Dia Nacional do Café, comemorado neste sábado (24/5), conversamos com a farmacêutica, bioquímica e especialista em cafés especiais Vanessa Vilela para desvendar os principais mitos e verdades sobre o universo dos grãos premium.
Cafés com sabores diferentes têm conservantes?
Mito
“Esses sabores são resultados de processos naturais, originados nas características do grão, dependendo de como ele é cultivado e processado. Não há a necessidade de aditivos químicos para obter essas notas distintas”, afirma Vanessa.
O método de preparo altera o sabor do café?
Verdade
“Métodos como prensa francesa, coado, expresso, hario V60 e aeropress oferecem sensações distintas. No entanto, é importante destacar que o modo de preparo não altera as notas aromáticas do grão — elas permanecem as mesmas, independentemente da técnica utilizada”, explica.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
O Brasil é o segundo país que mais consome café, atrás apenas dos EUAGettyImages2 de 7
O café deve ser consumido com moderação Getty Images 3 de 7
Rico em cafeína, o café dá energia e melhora a concentraçãoPexels4 de 7
A cafeína pode aumentar temporariamente a pressão arterialPexels5 de 7
o café é uma das bebidas mais consumidas no mundoPexels6 de 7
A cafeína é um fitoquímico com ação estimulante capaz de aumentar o estado de alerta e a concentraçãoPexels7 de 7
Preços do café seguem em altaGetty Images
Todo café com mais de 70 pontos é especial?
Mito
“Apenas cafés com mais de 80 pontos em avaliações de qualidade são considerados especiais. Entre 75 e 80 pontos, são gourmet; entre 70 e 75, premium; e de 65 a 70 pontos, tradicionais — os mais comuns nos supermercados”, esclarece a especialista.
O Brasil é referência em cafés diferenciados?
Verdade
“O país é um dos maiores produtores de grãos com notas naturais, especialmente os cultivados na região do Cerrado Mineiro”, destaca. Na edição de 2024 do Cup of Excellence, 27 produtores brasileiros foram reconhecidos; 13 deles alcançaram mais de 90 pontos, a pontuação máxima da premiação.
E se você achava que todo café era igual, agora sabe que há muito mais por trás da bebida que movimenta milhões de brasileiros todos os dias — inclusive ciência e sofisticação sensorial.
What's Your Reaction?






