Do DF para Belém: jovens maristas semeiam o futuro sustentável

Recanto Agroecológico do Colégio Marista Águas Claras inspira estudantes a transformar ideias em soluções reais e integra movimento nacional

Nov 11, 2025 - 06:30
 0  0
Do DF para Belém: jovens maristas semeiam o futuro sustentável

O coração da Amazônia será o centro de um movimento nacional em defesa do planeta. Em novembro de 2025, o Colégio Marista Nazaré, em Belém (PA), sediará a Conferência Nacional do Observatório Marista do Clima, encontro que reúne estudantes e educadores de todos os colégios maristas do Brasil e também marca a preparação da rede para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Com cerca de 300 participantes, 190 estudantes e 112 educadores, vindos de 81 colégios que atendem os ensinos Fundamental Anos Finais (1º ao 5º) e Médio, além de uma delegação do Chile, o Marista Brasil será a única instituição de ensino a enviar representantes de todas as unidades à COP30.

A mobilização em torno da COP30 nasce do Observatório Marista do Clima, projeto que articula ações pedagógicas, pesquisas e iniciativas locais de sustentabilidade em toda a rede.

“A educação precisa formar para uma consciência solidária e justa, na qual todos se sintam parte de uma travessia comum e que busca uma nova forma de existir.”Irmão Paulo Soares, um dos idealizadores do projeto e gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil

Educação climática que transforma realidades

Entre as iniciativas que integram essa jornada está a Simulação Marista da COP, que transforma a sala de aula em uma conferência das nações, com estudantes representando países e propondo soluções para desafios ambientais reais.

No Distrito Federal, o Colégio Marista Águas Claras se destaca com o Projeto Recanto Agroecológico, um espaço colaborativo de plantio e cultivo que apoia estudos sobre bem-estar das plantas, propriedades nutricionais e produção de bioprodutos naturais. O projeto atua como laboratório vivo de sustentabilidade, promovendo observação, pesquisa e reflexão sobre o cuidado com a natureza.

Nos Anos Iniciais, as ações são guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Já os estudantes dos Anos Finais desenvolvem pesquisas sobre produtos de limpeza ecológicos, criando sabões, desinfetantes e aromatizadores com ingredientes naturais que reduzem impactos ambientais e protegem a saúde humana.

O Ensino Médio coordena o projeto e integra as atividades dos segmentos, com formação semanal ministrada por especialistas do Grupo ERA (Extensão Rural e Agroecológica da Universidade de Brasília), que abordam temas como agroecologia, agrocerrado e hortas urbanas.

Para a professora Fabiana Cabral, responsável pelo projeto, o encontro nacional em Belém será uma oportunidade de integrar saberes e fortalecer uma pedagogia inclusiva, significativa e libertadora, conectando experiências locais às discussões globais sobre o futuro do planeta.

Marista Brasil

Site | Instagram | Facebook

O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino.

Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente