Em entrevista, Janeth Arcain fala sobre futuro do basquete brasileiro
"A gente não vem conquistando resultados expressivos no contexto internacional, mas a gente sempre cria expectativa", diz Janeth

Duas vezes medalhista olímpica, prata em 1996 e bronze em 2000, campeã do mundial de 1994 e além disso, conquistou a WNBA, maior liga de basquete feminino do mundo, quatro vezes. Esse é o currículo de Janeth Arcain, lenda do esporte brasileiro e que, em entrevista exclusiva para o Metrópoles, falou sobre as suas expectativas para o futuro da sua modalidade no Brasil.
Vale relembrar que o basquete brasileiro não conquista medalha em Olímpiadas ou em Mundial desde a época em que Janeth jogava, seja no masculino ou no feminino. Até o início de 2025, a WNBA contava com três brasileiras, porém, após a dispensa de Stephanie Soares, apenas Damiris Dantas e Kamilla Cardoso continuam na liga.
Leia também
-
Esportes
Arthur Zanetti revela desejo de estar nas Olimpíadas de 2028
-
Esportes
Jogos da Juventude 2025: veja como foram as finais do basquete
-
Esportes
Brasil vence Argentina e levanta a taça da Copa América de Basquete
-
Brasil
Após vitória, brasileiros “tomam” redes do basquete dos EUA com memes
A ex-armadora comentou sobre os resultados recentes e sobre como as atletas podem ajudar na melhora deste cenário.
“Infelizmente a gente não vem conquistando resultados expressivos no contexto internacional, mas a gente sempre cria expectativa. A gente cria a expectativa de que a Stephanie, a Kamilla e a Damiris possam ser jogadoras que tenham um bom tempo ainda pela frente na Seleção Brasileira e como jogadora de basquete”, iniciou.
“Que elas possam fazer com que o basquetebol brasileiro feminino consiga novamente alcançar o respeito que teve anteriormente e a gente consiga melhorar as posições que nós já tivemos anteriormente, que fomos a melhor quarta seleção do mundo”, comentou Janeth.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Janeth conquistou duas medalhas olímpicas pela Seleção BrasileiraAlexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images2 de 3
A atleta ainda conquistou o ouro do Mundial de 1994 com a Seleção BrasileiraMichael Steele/Getty Images3 de 3
Janeth foi tetracampeã da WNBAKaren Warren/Houston Chronicle via Getty Images
Sobre a WNBA, Janeth tem propriedade para falar. Ela foi a primeira atleta sul-americana a atuar na liga. Por lá foi tetracampeã pelo Houston Comets, além de ter conquistado três prêmios individuais. Em 2001, a brasileira foi eleita a jogadora que mais evoluiu na temporada, além disso, participou do All-Star Game e esteve no quinteto ideal da competição daquele ano.
“Fui a primeira sul-americana a ir para a WNBA, foi um grande desafio. Eu digo que lá eu me completei como atleta de basquete, porque joguei em várias posições que não era a minha tradicional, que era na posição três (ala). Eu joguei na posição de um, que era na armação, então eu evolui muito como atleta, eu acredito que me completei”, avaliou.
“E o reconhecimento que a gente tem, também fazer parte do hall da fama tanto lá dos EUA, como também da FIBA. Eu acho que esse reconhecimento só vem glorificar toda essa trajetória que eu tive, que foram mais de 20 anos.”, disse a ex-jogadora.
Leia também
-
Esportes
Arthur Zanetti revela desejo de estar nas Olimpíadas de 2028
-
Esportes
Jogos da Juventude 2025: veja como foram as finais do basquete
-
Esportes
Brasil vence Argentina e levanta a taça da Copa América de Basquete
-
Brasil
Após vitória, brasileiros “tomam” redes do basquete dos EUA com memes
Janeth é uma das embaixadores dos Jogos da Juventude 2025. A etapa acontece em Brasília (DF) e reúne mais de 4 mil atletas, consolidando-se como uma das principais edições da competição. A ex-jogadora comentou sobre as dificuldades da sua época e a importância deste evento para o fomento do sonho das futuras gerações.
“Sim, muito mais difícil (na época dela). Muito legal a gente ver essa garotada, o quanto que eles estão se dedicando, quanto que estão se entregando e é um princípio de um sonho. Então, acho que sonho ele não tem limite, a gente poder estar aqui, representando e mostrando que sim, quando você se dedica, quando você realmente quer, você consegue alcançar esses objetivos e a gente espera passar isso daí pra eles. E eu vejo bastante atletas aqui talentosos e que tem grande futuro pela frente”, completou.
What's Your Reaction?






