Entre o samba e a semba: a travessia sonora de Martinho da Vila

O artista, autor de 15 livros e com projetos como o “Concerto Negro”, utiliza a arte como ferramenta para resgatar a ancestralidade

Oct 11, 2025 - 04:30
 0  0
Entre o samba e a semba: a travessia sonora de Martinho da Vila

Martinho da Vila é, inegavelmente, um ícone do samba. Contudo, a discografia, que ultrapassa 50 álbuns, revela uma extensão do talento que transcende um único gênero. Ele é um compositor eclético que trabalha com elementos da cultura brasileira e africana.

O repertório de Martinho incorpora e mistura diversos ritmos, incluindo ciranda, frevo, côco, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, toada e sembas africanos. Esse ecletismo musical lhe rendeu reconhecimento internacional e o tornou um pesquisador ativo do folclore brasileiro.

Em 1989, lançou o disco “O canto das lavadeiras”, inteiramente baseado no folclore nacional, e, em 2000, “Lusofonia”, reunindo canções de países de língua portuguesa.

Martinho é embaixador cultural de Angola e embaixador da boa vontade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além da produção musical diversificada, Martinho da Vila é um militante de longa data da representatividade e da igualdade racial, sendo um defensor da valorização da identidade negra. A luta é transmitida de maneira direta, seja na música ou na literatura.

Leia também

O projeto mais emblemático nesse campo é o “Concerto Negro”, idealizado com o maestro Leonardo Bruno e concretizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em setembro de 2000.

O espetáculo inédito focava na presença e contribuição da cultura negra para a música erudita. A temática racial também é central nos livros, como “Ópera Negra” (1998), que propõe traçar a história do negro no Brasil por meio da estrutura de uma ópera.

Martinho da Vila usa a plataforma artística para comunicar a história e a ancestralidade, algo que ele define como essencial, especialmente em um país que exalta o samba, um ritmo de origem afro-brasileira.

No Festival Estilo Brasil, em 31 de outubro, Martinho traz ao palco toda a riqueza cultural da obra, que é um verdadeiro mosaico de sonoridades e um testemunho da inestimável contribuição africana à MPB.

Compre seu ingresso

O evento tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, com patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal; e realização do Metrópoles com produção da Oh! Artes.

Programação:

Fagner 24 de outubro

Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds Turnê: Esquinas & Canções 25 de outubro

Martinho da Vila 31 de outubro

Tim Bernardes 8 de novembro

Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos 21 de novembro

Caetano Veloso 11 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções Ingressos: Bilheteria Digital

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente