Equador declara como grupo terrorista o Cartel de Soles da Venezuela
O presidente Daniel Noboa assinou decreto executivo na quinta-feira (14/8) por considerar a facção uma grave ameaça à população do país

O presidente do Equador, Daniel Noboa, assinou um decreto executivo na tarde quarta-feira (14/8) em que identifica o Cartel de Soles, da Venezuela, como um grupo terrorista. Em nota, Noboa justifica a medida por considerar a facção uma ameaça à população, ordem constituída, soberania e integridade do estado.
Leia também
-
Paulo Cappelli
Secretário de Trump liga Maduro a atuação de cartel de drogas
-
Mundo
Trump ordena ação militar contra cartéis de drogas na América Latina
-
Mundo
EUA anuncia recompensa de US$ 25 milhões por captura de Nicolás Maduro
-
Mundo
EUA dizem que “regime criminoso” de Maduro não durará para sempre
Em nota, o mandatário informou que o Centro Nacional de Inteligência irá analisar a incidência desse grupo terrorista em agremiações armadas organizadas identificadas até o momento e caracterizá-lo apropriadamente.
Se necessário, o órgão coordenará e articulará ações de cooperação com organismos de inteligência de outros estados de modo a reforçar o combate contra os membros de essas “estruturas criminosas que buscam alterar os direitos dos cidadãos e a cultura de paz da sociedade civil”.
Na terça-feira (12/8), Noboa marchou, acompanhado de integrantes do governo e apoiadores, em direção à Corte Constitucional equatoriana em protesto contra decisões que beneficiam quem comete ilícitos, como a recente decisão na qual reincidentes podem evitar a prisão preventiva.
What's Your Reaction?






