Estresse pode deixar o cabelo branco? Veja o que dizem especialistas
Entenda qual o verdadeiro impacto do estresse no surgimento do cabelo branco, de acordo com dermatologistas
Quem nunca ouviu a expressão “fulano me deixa de cabelo branco”? Os fios brancos sempre foram um sinônimo de estresse, além de representar o claro e natural envelhecimento. De acordo com a medicina, esta relação é real, e o grande culpado é o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”.
Leia também
-
Vida & Estilo
Adeus, grisalhos! Expert dá dicas para disfarçar os cabelos brancos
-
Vida & Estilo
Usar este óleo natural pode retardar o surgimento dos cabelos brancos
-
Vida & Estilo
Expert revela 2 truques caseiros para disfarçar os cabelos brancos
-
Vida & Estilo
Cabelos brancos sem tabu: expert revela o que é mito e o que é verdade
“O problema é representado pelas constantes descargas de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea. Uma pessoa que sofre com estresse recorrente tem mais riscos de ser afetada por esses sintomas físicos, que podem incluir envelhecimento da pele e, também, a mudança repentina na cor do cabelo, fazendo com que mais fios fiquem grisalhos”, explica Lilian Brasileiro, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
O fenômeno que causa o branqueamento dos fios é chamado de canície e tem duas causas:
- Parada de produção de melanina (o pigmento que dá a cor para os cabelos) pelas células responsáveis por produzi-lo (melanócitos);
- Falha na transferência do pigmento produzido para dentro do fio do cabelo, o que ocorre pelos danos causados nas células pelo estresse oxidativo.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Estrutura do fio
Os folículos capilares contêm melanócitos, células que produzem pigmentos. À medida que envelhecemos, o número de melanócitos diminui e nosso cabelo começa a ficar grisalho e, eventualmente, branco, explica a dermatologista.
Continue a leitura no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
What's Your Reaction?