Expectativa: dois últimos papas foram escolhidos no 2º dia do conclave
Sucessor de Francisco pode ser definido ainda nesta quinta-feira (8/5). Para que um papa seja eleito, são necessários 89 votos

O conclave que vai eleger o novo papa entra nesta quinta-feira (8/5) em uma fase decisiva, com a possibilidade de o sucessor de Francisco ser escolhido ainda hoje. A expectativa se deve ao fato de que, nos dois conclaves anteriores, em 2005 e 2013, os papas Bento XVI e Francisco foram eleitos justamente no segundo dia de votação.
Acompanhe ao vivo:
A escolha do novo líder da Igreja Católica começou nessa quarta-feira (7/5), com a primeira votação entre os 133 cardeais eleitores. O resultado foi fumaça preta — sinal de que não houve consenso. Para que um papa seja eleito, são necessários 89 votos, o equivalente a dois terços do total.
O processo é realizado na Capela Sistina, no Vaticano, e segue um ritual que tem séculos de tradição. Os cardeais votam em sessões secretas e, após cada votação, a queima das cédulas gera a fumaça que sai da chaminé da capela.
Fumaça branca indica que um novo papa foi escolhido. Fumaça preta, que a votação não resultou em um nome com apoio suficiente.
Escolha do novo papa
Nesta quinta, os cardeais poderão realizar até quatro votações, com duas sessões — uma pela manhã e outra à tarde. A expectativa entre os próprios participantes é de que a decisão leve entre dois e três dias, média registrada nos últimos dez conclaves.
No entanto, a inexperiência da maioria dos eleitores pode influenciar no ritmo: cerca de 80% deles nunca participaram de um conclave.
Em 2005, Bento XVI foi eleito na última votação do segundo dia, por volta das 12h50. O mesmo ocorreu com Francisco, que teve seu nome confirmado às 14h06 do segundo dia, em 2013. Por isso, a atenção nesta quinta-feira se intensifica, já que há histórico de decisões rápidas nesse estágio.
Quando o novo papa for escolhido, ele será perguntado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar. Em seguida, se recolhe por alguns minutos na chamada Sala das Lágrimas, onde vestirá os trajes papais pela primeira vez.
Depois desse momento reservado, ele será apresentado ao público com o tradicional anúncio “Habemus Papam” e fará sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, diante da multidão reunida na Praça do Vaticano.
Horários da fumaça
O Vaticano divulgou, na terça-feira (6/5), os horários aproximados para a fumaça que indicará ao mundo se a Igreja Católica já tem um novo papa. O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave, processo que começa oficialmente nessa quarta-feira (7/5), com a entrada dos cardeais eleitores em isolamento.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:
- De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
- A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)
No entanto, no primeiro dia de conclave, quarta-feira, a primeira fumaça saiu depois das 14h, já que os cardeais começaram as votações por volta das 11h30.
Nos dias seguintes, só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).
Sendo assim, a fumaça só sairá da chaminé da capela nos primeiros horários da manhã e da tarde (5h30 e 12h30), caso o papa tenha sido eleito.
- Fumaça preta: indica que não houve consenso
- Fumaça branca: quando um novo papa é escolhido
What's Your Reaction?






