Gleisi sobre eleição de prefeito democrata em NY: “Sinal de esperança”
Político socialista Zohran Mamdani foi eleito nessa terça-feira (5/11) para comandar a maior cidade dos Estados Unidos
A ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann (PT), celebrou a eleição do político socialista Zohran Mamdani para a Prefeitura de Nova York. Oposicionista ao presidente Donald Trump, Mamdani será o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos.
“A eleição de Zohran Mamdani coloca um socialista, filho de imigrantes e defensor da causa palestina na Prefeitura de Nova York. É uma forte mensagem de rejeição às políticas de extrema-direita de Donald Trump, por parte dos eleitores da maior cidade dos Estados Unidos. É também um sinal de esperança para as forças que defendem a paz e a democracia em todo o mundo”, escreveu a ministra nas redes sociais.
Leia também
-
Mundo
Quem é Zohran Mamdani, o socialista eleito prefeito de Nova York
-
Mundo
Inimigo de Trump, socialista Zohran Mamdani é eleito prefeito de NY
O democrata de 34 anos é o mais jovem a ser eleito para o cargo. Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, é filho de mãe indiana e de pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos sete anos.
Frequentou a prestigiada Bronx High School of Science e graduou-se em artes pelo Bowdoin College. É filho de Mahmood Mamdani, professor da Universidade de Columbia, e de Mira Nair, cineasta indiana com trabalhos reconhecidos, como nas obras Mississippi Masala e Monsoon Wedding.
Diferente de outros democratas tradicionais, Mamdani faz parte da ala considerada de esquerda do partido, e é filiado aos Socialistas Democráticos da América.
What's Your Reaction?