Idosa se emociona ao ver marido falecido recriado por IA e encanta web
Vídeo feito por neto com tecnologia de inteligência artificial comove Sati, de 100 anos, que não via o marido desde 1994

Uma idosa argentina de 100 anos foi surpreendida com um presente que a emocionou profundamente: um vídeo em que seu falecido marido aparece sorrindo e se movendo, recriado com o uso de inteligência artificial. Sati, que completa 101 anos no próximo dia 25 de julho, não via o companheiro desde sua morte, em 1994. Assista ao vídeo.
Leia também
-
Vida & Estilo
Casal de idosos viaja 370 km e descobre que destino foi gerado por IA
-
Viralizou
Banda viral intriga internet e pode ser 100% inteligência artificial
-
Educação Profissional
Inteligência Artificial: conheça cursos para os amantes de tecnologia
A homenagem foi idealizada por seu neto Marto, 33 anos, especialista em tecnologia e integrante de uma banda de pop eletrônico em Buenos Aires. Ele contou ao site What’s The Jam? que costuma mostrar novidades do mundo digital à avó, que sempre se encanta com o que vê.
“Minha avó fala muito do meu avô, José. Eles eram muito apaixonados. Ela guarda uma foto dele numa mesa da sala. Então, sugeri criarmos um vídeo com base nessa imagem”, explicou Marto.
Com o retrato em mãos, ele usou ferramentas de IA para dar vida ao rosto de José. O resultado foi um vídeo onde o marido de Sati aparece sorrindo, como se estivesse diante dela novamente.
Sati, que completa 101 na próxima semana, não via seu companheiro desde 1994
A reação da idosa foi registrada em um vídeo emocionante. Sentada ao lado do neto e diante de um laptop, ela vê a imagem ganhar vida e, com os olhos marejados, diz à tela: “Eu te amo, José”. Quando Marto pergunta quando foi a última vez que o viu assim, ela responde: “1994”.
A gravação rapidamente viralizou no TikTok, ultrapassando 1,8 milhão de visualizações e comovendo milhares de usuários.
“Minha avó foi sincera, como sempre é quando fala do meu avô. A reação dela não me surpreendeu, mas me tocou”, comentou Marto.
What's Your Reaction?






