Incêndios florestais atingem 13 cidades de SP neste sábado (13/9)
A Defesa Civil acompanha a atuação das equipes nos 13 municípios. A Sala SP Sem Fogo segue monitorando os focos dos incêndios florestais

Ao menos 13 municípios do estado de São Paulo amanheceram em chamas neste sábado (13/9) devido a incêndios florestais que atingiram as regiões. A Defesa Civil do Estado está acompanhando a atuação das equipes municipais e estaduais no combate aos focos de fogo.
As cidades com incêndios ativos são Mairiporã, Cruzeiro (imagem de destaque), Bofete, Piracicaba, Socorro, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Guaiçara, Votuporanga, Madga, Jahu, Alto Alegre e Descalvado.
O estado conta, atualmente, com três aeronaves de asa fixa e seis aeronaves de asa rotativa em operação no combate aos focos.
Incêndios florestais em SP:
- Mairiporã: incêndio em vegetação no Parque Estadual de Itapetinga, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Fundação Florestal.
- Cruzeiro: incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, equipes da Fundação Florestal, um asa rotativa (Fundação Florestal) e um Águia (CAvPM).
- Bofete: incêndio em vegetação natural, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e um Águia (CAvPM).
- Piracicaba: incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, brigadistas, equipes da Fundação Florestal e um Águia (CAvPM).
- Socorro: incêndio em APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e um Águia (CAvPM).
- Cajuru: incêndio em vegetação natural e APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadistas das Usinas e apoio de asa fixa (SEMIL – Empresa Pachu).
- Cássia dos Coqueiros: incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
- Guaiçara: incêndio em vegetação natural e APP, com atuação da Defesa Civil de Guaimbê, Getulina e Usina Bracel.
- Votuporanga/Álvares Florence: incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Usinas.
- Magda: incêndio em vegetação natural e APP, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Usinas e duas aeronaves de asa fixa (Usina Cofco).
- Jahu: incêndio em vegetação natural, pastagem e APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.
- Alto Alegre: incêndio em APP e canavial, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Usinas e um Águia (CAvPM).
- Descalvado: incêndio em APP, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Usinas.
A Sala SP Sem Fogo, um centro de monitoramento de incêndios criado pelo Governo do Estado de São Paulo para acompanhar em tempo real focos de calor, velocidade e direção do vento e umidade do ar, visando prever cenários críticos e acionar equipes de forma rápida e eficaz contra queimadas, segue monitorando os focos de incêndio nos 13 municípios.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil, a maior parte do estado amanheceu com tempo estável e temperaturas amenas neste sábado. Ventos úmidos provenientes do oceano deixarão a faixa leste parcialmente nublada e com possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. Além disso, essas áreas terão temperaturas máximas entre 18°C e 24°C.
Leia também
-
São Paulo
Cidade no interior de SP tem aulas suspensas após incêndio florestal
-
Distrito Federal
Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília
-
Distrito Federal
Incêndio florestal chega próximo a casas no Park Way
-
Distrito Federal
Incêndio atinge 1.200 m² de área florestal em núcleo rural do DF
No restante do estado, o domínio de uma massa de ar seco vai deixar o tempo firme e com predomínio de sol. As regionais do centro terão temperaturas máximas entre 25°C e 30°C e as do oeste terão máximas entre 28°C e 35°C.
A umidade relativa do ar fica por volta de 30% na metade oeste do estado e abaixo de 20% no norte e noroeste. Há possibilidade de rajadas de ventos de até 55 Km/h na maior parte do estado.
What's Your Reaction?






