Israel afirma que buscas por corpos continuam em Gaza
O Fórum das Famílias pediu a suspensão do acordo de paz até que todos os corpos e restos mortais sejam devolvidos
O governo de Israel informou que a Cruz Vermelha, um membro do Hamas e uma equipe egípcia estão buscando corpos dos reféns israelenses em Gaza nessa segunda-feira (27/10). O Fórum das Famílias pediu a suspensão do acordo de paz, até que todos os restos mortais sejam devolvidos.
Desde o acordo de trégua, o Hamas libertou todos os 20 reféns vivos, mas também deve devolver os corpos dos 28 reféns que mantinha. Até o momento, apenas 15 foram devolvidos. O movimento islâmico palestino alega dificuldades na recuperação dos restos mortais.
Equipes de busca, usando instrumentos de construção, obtiveram permissão das autoridades israelenses para entrar “além da linha amarela (…) sob a supervisão rigorosa do Exército israelense para identificar a localização de nossos reféns”, disse a porta-voz do governo, Shosh Bedrosian.
Leia também
-
Mundo
Países assinam declaração contra plano de Israel de anexar Cisjordânia
-
Mundo
Israel lançou 153 toneladas de bombas em Gaza nesse domingo
-
Mundo
Israel retoma cessar-fogo em Gaza após ataques aéreos, diz Exército
-
Mundo
Gaza: corpos que Israel devolveu têm sinais de tortura, diz ministério
Uma fonte da Cruz Vermelha confirmou que a organização estava participando das buscas.
Em imagens filmadas pela AFPTV no bairro de al-Touffah, na Cidade de Gaza, equipamentos de construção e caminhões trabalhavam em meio aos escombros na tentativa de recuperar os corpos.
“É difícil localizar alguns dos corpos de prisioneiros israelenses porque a ocupação alterou a paisagem de Gaza (durante a guerra, nota do editor). Além disso, algumas das pessoas que enterraram esses corpos foram mortas ou não se lembram mais onde os enterraram”, disse o negociador-chefe do Hamas, Khalil al-Hayya, no sábado (25).
Ele reiterou o compromisso do movimento palestino com a devolução dos restos mortais, apesar dessas complicações. “Não daremos à ocupação (israelense) uma desculpa para retomar a guerra”, acrescentou.
Suspensão do acordo
O Fórum das Famílias, que faz campanha pela libertação dos reféns de Gaza, pediu na segunda-feira a suspensão das próximas etapas do acordo de cessar-fogo até que o Hamas devolva os últimos 13 corpos ainda mantidos em território palestino.
Lembrando que, segundo o acordo, todos os reféns, vivos e mortos, deveriam ter sido devolvidos até 13 de outubro, a principal organização israelense de famílias de reféns solicitou, em um comunicado, “ao governo israelense, à administração americana e aos mediadores que não avancem para a próxima fase do acordo até que o Hamas cumpra todas as suas obrigações”.
A segunda fase inclui o desarmamento do Hamas, a anistia ou o exílio de seus combatentes e a continuação da retirada israelense da Faixa de Gaza, pontos que permanecem em discussão.
O Hamas libertou os últimos 20 reféns vivos em 13 de outubro. Também deveria devolver os 28 corpos dos reféns que mantém até essa data, mas até agora libertou apenas 15, alegando dificuldades em encontrá-los no território devastado pela guerra.
What's Your Reaction?