Lula deveria deixar STF e Jair de lado e negociar com Trump. Mas…

O STF virou instância política e expõe-se a sanções políticas, é isso aí. A questão é a irritação de Trump com Lula e o seu antiamericanismo

Jul 21, 2025 - 11:20
 0  0
Lula deveria deixar STF e Jair de lado e negociar com Trump. Mas…

Recomendo prudência a quem sai por aí gritando que Donald Trump atacou a soberania nacional ou que Donald Trump é que ajudará o Brasil a recuperar a sua democracia.

É preciso enxergar a realidade tal como ela se apresenta: o STF se tornou uma instância política e, como tal, expõe-se a sanções políticas, inclusive externas.

Não há justiça ou injustiça na política. Existe apenas a defesa de interesses da parte de cada grupo. A política é um ringue de luta livre, e depende apenas dos limites morais dos contendores desferir ou não golpes mais ou menos baixos. Em geral, eles não têm limites.

Leia também

O que estou querendo dizer é que não é problema dos brasileiros se Donald Trump cancelou o visto de oito ministros do STF e talvez ainda imponha sanções jurídico-financeiras aos que protagonizam os processos contra Jair Bolsonaro, aliado do presidente americano. Afinal de contas também, como disse um dos atingidos, “eles sempre terão Paris”.

Obviamente, o certo seria que tivéssemos um STF apolítico, que se conservasse apartado dos outros dois poderes e que se dedicasse apenas a defender a aplicação dos preceitos constitucionais. Não haveria como não defendê-lo.  Mas deixou de ser o caso e, sinceramente, ninguém em sã consciência acredita que o tribunal voltará ao seu leito natural por livre e espontânea vontade dos seus ministros.

Também seria ótimo se o presidente dos Estados Unidos não fosse o chantagista Donald Trump, mas a maioria dos americanos o elegeu, e é o que temos pelos próximos três anos e meio, se não houver uma grande intercorrência até o final do mandato do sujeito.

Diante desse quadro incontornável, seria preciso concentrar-se na verdadeira origem do atual problema da relação do Brasil com os Estados Unidos: a tarifa de importação de 50% aos produtos brasileiros.

Donald Trump colocou Jair Bolsonaro no meio da história, mas ele está irritado mesmo é com Lula, que transformou o Brasil em garota de programa da China, principalmente, e da Rússia, como já dito aqui.

Essa história de usar outra moeda, que não o dólar, nas trocas comerciais entre os países é uma ideia de jerico brotada no charco do antiamericanismo.

Nem os chineses, que querem destronar os Estados Unidos como potência hegemônica, nem os russos, que adorariam contornar as sanções do Ocidente à sua sanha imperialista, veem a substituição do dólar como realidade. Pequim e Moscou, no entanto, adoram observar, com o prazer de rufiões,  o Brasil rodando essa bolsinha na calçada das ilusões do Brics.

Se tivéssemos um presidente responsável, disposto a renunciar ao seu antiamericanismo, ele telefonaria a Donald Trump, com quem ainda não conversou desde que o inquilino da Casa Branca assumiu, para abrir negociações sobre o tarifaço e deixar o fardo dos processos contra Jair Bolsonaro inteiramente nas costas do STF. Não há nada de humilhante em ser realista.

Ao cumprir o papel que se espera de um presidente da República, Lula talvez ganhasse mais pontos junto aos brasileiros do que ao vestir essa fantasia nacionalista-eleitoreira de defensor de uma soberania que, ao fim e ao cabo, não passa da soberba de um tribunal que virou instância política. Mas o petista não apenas é o homem que sempre foi. É também a circunstância que o levou de volta ao Palácio do Planalto como devedor.

PS: A frase de Machado de Assis, ” soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional”, usada por Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro, é uma ironia do escritor em uma crônica sobre a eleição de 1876, “que a esta hora se começa a manipular em todo este vasto império”. Pois é, Machado de Assis estava falando de eleições manipuladas. A sua crítica se insere na visão nada encomiástica que ele tinha do governo imperial.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente