Lula diz que Brasil cobrará “impostos de empresas digitais dos EUA”
Lula reclama de tarifaço imposto por Trump ao Brasil e diz que não deixará de cobrar de empresas americanas no Brasil

Goiânia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (17/7), que o Brasil irá cobrar impostos de empresas digitais norte-americanas que estiverem instaladas no território brasileiro, uma referência às chamadas big techs, como Google e Meta, a dona do Facebook e do WhatsApp. A declaração aconteceu durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado em Goiânia.
“Ele [Trump] disse ‘não quero que as empresas americanas, as empresas de plataforma, sejam cobradas no Brasil’. Dizer uma coisa, o mundo tem que saber que esse país só é soberano porque o povo é soberano e tem orgulho desse país. Eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e cobrar imposto das empresas americanas digitais”, discursou Lula.
O 60º Congresso da UNE recebe mais de 15 mil universitários de diferentes regiões do país e acontece em um dos maiores redutos eleitorais da oposição. Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu quase 60% dos votos válidos, enquanto Lula obteve o apoio de 41% dos eleitores.
Congresso da UNE
O evento é considerado um dos maiores encontros estudantil da América Latina. Além dos universitários, lideranças políticas marcam presença para discussões de pautas sociais e culturais.
A sede do evento, Goiás, é também o estado natal de Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE e um dos principais símbolos da resistência estudantil durante a ditadura militar. Guimarães está desaparecido desde o período do regime.
8 imagens
Fechar modal.
1 de 8
Estudantes de diversas regiões do país chegam ao Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG)KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 8
Eles participam do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que reúne jovensKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 8
Presidente Lula participou do eventoKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo4 de 8
Alguns estudantes morreram em acidente a caminho do eventoKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo5 de 8
Evento da UNE reúne estudantes de todo o paísKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo6 de 8
Muitos chegam com bandeiras de partidos, como o PTKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 8
Movimento estudantil escreveu carta ao presidente Lula, com críticas a interferência dos EUA no paísKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo8 de 8
Estudantes do lado de fora do evento da UNEKEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Acidente às vésperas do evento
Um acidente aconteceu às vésperas do Congresso da UNE. Na madrugada de quarta-feira (16/7), acidente entre uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus deixou cinco mortos na BR-153, em Porangatu, município goiano. Entre as vítimas estão três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e um motorista da instituição.
Os universitários tinham como destino a conferência da UNE. As vítimas foram identificadas como:
- Welfesom Campos Alves, militante da União da Juventude Rebelião (UJR) e do partido Unidade Popular (UP)
- Leandro Souza Dias, também militante da UJR e da UP
- Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA
- Ademilsom Militão, motorista e servidor da UFPA
What's Your Reaction?






