Maior cobra do mundo tinha tamanho monstruoso há 12 milhões de anos
Pesquisadores mostram que o tamanho colossal das sucuris já existia no Mioceno e permanece praticamente inalterado até hoje
Um novo estudo da Universidade de Cambridge revela que as anacondas já atingiam dimensões impressionantes há mais de 12 milhões de anos. A análise de fósseis encontrados na Venezuela indica que as sucuris antigas eram tão gigantes quanto as espécies modernas, mostrando uma estabilidade evolutiva rara entre os grandes répteis.
Leia também
-
É o bicho!
Hora da soneca: descubra quanto tempo esses 9 animais selvagens dormem
-
É o bicho!
Zoológico: saiba como passear em segurança e respeitar os animais
-
Vida & Estilo
Lacraias: o que explica a presença desses animais em casa
Enquanto outros animais colossais desapareceram com as mudanças climáticas ao longo dos milênios, as sucuris gigantes conseguiram sobreviver e manter seu porte monumental. A descoberta ajuda a entender como essas serpentes se tornaram um dos predadores mais formidáveis da América do Sul.
Anacondas gigantes desde o Mioceno
Estudos baseados em 183 vértebras fossilizadas revelam que as anacondas já atingiam grandes dimensões há cerca de 12,4 milhões de anos, no período conhecido como Mioceno Médio e Superior. As sucuris modernas, como a sucuri-verde (Eunectes murinus), seguem a mesma tendência: atingem de 4 a 5 metros em média, podendo chegar a impressionantes 7,2 metros em casos raros.
Continue a leitura no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
What's Your Reaction?