Mais de 800 litros de bebidas são apreendidos e descartados no Entorno
A fiscalização do Procon em distribuidora de Alexânia (GO) resultou na apreensão de 631 produtos vencidos ou sem registro
O Procon Goiás apreendeu e descartou 865 litros de bebidas, com a data de validade expirada ou sem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os produtos foram localizados em uma distribuidora de bebidas, em Alexânia, no Entorno do DF.
No local, foram identificados 631 produtos impróprios para consumo, dentre eles alimentos, tabacos de narguilé, energéticos e bebidas alcoólicas.
Bebidas apreendidas:
- 9 garrafas de cachaça
- 11 de pinga de engenho
- Garrafas de licor sem informação em português
- 378 unidades de energéticos
- 108 garrafas de refrigerante
- 50 latas de cerveja
- 9 barris de cerveja de 2 litros
A fiscalização ocorreu na última semana
4 imagens

Fechar modal.

foram 9 garrafas de cachaça e 11 de pinga de engenho
Somam 631 o número total de produtos impróprios para consumo
A distribuidora foi autuada pelas irregularidades atestadas
Bebidas sem o registro do MAPA
Além disso, produtos de tabacaria eram comercializados com as datas de validade expiradas e carteira de cigarro sem informações da língua portuguesa. O que contraria as normas de rotulagem oriente o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, reforçou a importância de o comércio seguir as normas de segurança e rotulagem.
“Os produtos devem ter informações claras e visíveis em língua portuguesa sobre sua fabricação e validade. Já as bebidas alcoólicas precisam ter o registro do MAPA para serem comercializadas. Isso significa segurança ao consumidor”, declarou.
A distribuidora foi autuada pelas irregularidades atestadas e recebeu um prazo de 20 dias para apresentar defesa administrativa junto ao órgão.
Fiscalização em Abadiânia
Na quarta-feira (4/11), o Procon também realizou outra operação fiscal em Abadiânia (GO). Na vistoria os agentes apreenderam bebidas vendidas de maneira irregular em uma distribuidora local.
Foram encontradas 49 garrafas de cachaças sem registro do MAPA. Sendo 18 unidades de 2 litros, 27 unidades de 1 litro e 4 de 300 ml. Além disso, produtos alimentícios foram encontrados fora do prazo de validade, como: farinha de trigo, biscoito e pães. O estabelecimento também foi autuado pelas irregularidades atestadas e recebeu um prazo de 20 dias para apresentar defesa administrativa junto ao órgão.
What's Your Reaction?