Mendonça vota para manter Careca do INSS e Camisotti na prisão

O voto também é pela prisão de Mauricio Camisotti; eles são apontados como peças chaves do esquema que lesava aposentados

Sep 26, 2025 - 13:30
 0  1
Mendonça vota para manter Careca do INSS e Camisotti na prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça votou, nesta sexta-feira (26/9), pela manutenção das prisões de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e do empresário Mauricio Camisotti.  Eles são apontados como peças chaves do esquema que lesava aposentados.

A Segunda Turma do STF abriu nesta sexta votação virtual sobre a possibilidade de soltura dos acusados e Mendonça foi o primeiro a votar. O plenário virtual fica aberto até o 3 de outubro. Completam a Segunda Turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

De acordo com a Polícia Federal (PF), o Careca atuava como lobista no esquema, facilitando o contato entre empresários e dos sindicatos e associações. Como isso, ele faturava uma parcela do dinheiro desviado sem autorização da conta dos aposentados e pensionistas, e distribuía a outros sócios do esquema.

Leia também

Já o empresário Maurício Camisotti era um sócio de uma das entidades que recebiam o dinheiro no esquema de corrupção.

A prisão dos dois foi decretada pela Suprema Corte no último dia 12, devido ao envolvimento no esquema fraudulento.

 

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente