Minas Gerais se consolida como destino de turismo de negócios
Infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea, rede hoteleira de qualidade e a hospitalidade diferencia estado no cenário nacional
Em 2025, Belo Horizonte deve registrar um crescimento de 20% no setor de feiras de negócios e eventos corporativos, movimentando bilhões em transações entre empresários, fornecedores e consumidores.
Esse avanço se soma ao desempenho de 2024, quando a capital mineira alcançou um aumento de 40% na realização de eventos corporativos, consolidando-se como uma das cidades mais dinâmicas do país no segmento do turismo de negócios.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em 2024, Minas Gerais foi o segundo destino mais procurado do Brasil por viajantes corporativos, recebendo 13,22% do total, atrás apenas de São Paulo.
Leia também
-
Conteúdo especial
Cordilheira do Espinhaço: um roteiro de ecoturismo em Minas Gerais
-
Conteúdo especial
Cordilheira do Espinhaço: o paraíso mineiro reconhecido pela Unesco
-
Gastronomia
Culinária de Minas Gerais está entre as 100 melhores do mundo
-
Claudia Meireles
Parque de Minas Gerais pode virar Patrimônio Mundial Natural da Unesco
Destaques do turismo no estado
Além de Belo Horizonte, outras regiões também se destacam no turismo de negócios. O Vale do Aço, com sede em Ipatinga, é um importante polo industrial, atraindo naturalmente atividades corporativas. A região complementa as viagens de negócios com experiências ligadas ao turismo de natureza, à produção de cachaças de qualidade e à rica gastronomia mineira, que vive um momento efervescente principalmente por sua cultura de botecos despretensiosos que servem ótima comida e cerveja gelada, além do Mercado Novo, que é uma parada obrigatória .
No Triângulo Mineiro, duas cidades ganham destaque. Uberlândia é reconhecida como grande polo de turismo de negócios e eventos, recebendo um público muito qualificado.
Uberlândia se destaca no cenário de turismo de negócios
Já Uberaba se consolida como referência agropecuária, o que impulsiona a economia e atrai negócios relacionados ao setor. A região também oferece experiências diferenciadas, como roteiros de queijo artesanal, além de opções de lazer como cachoeiras e trilhas.
O turismo de negócios nessas regiões é potencializado ainda pela tradicional hospitalidade mineira, arquitetura histórica, a valorização da gastronomia e dos produtos culturais imperdíveis, como o queijo e a cachaça.
Com alta qualidade, os queijos mineiros têm se destacado em premiações internacionais
Presença na 51ª Abav Expo
Outro marco positivo foi que em 2024, o Governo de Minas participou da 51ª Abav Expo, em Brasília. E a participação no evento gerou cerca de 150 negócios e uma estimativa de aproximadamente R$ 20,5 milhões em movimentações para o estado, segundo uma pesquisa realizada pela Secult-MG
Esses diferenciais não apenas atraem visitantes, mas também agregam valor às experiências e fortalecem a imagem de Minas Gerais como destino estratégico e competitivo no setor.
What's Your Reaction?