Ministério Público e Polícia Civil do RN investigam caso de adolescente que usou traje nazista em formatura
O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmaram que estão apurando o caso de um adolescente que utilizou um uniforme com referências às forças armadas da Alemanha nazista durante uma festa de formatura realizada em Mossoró, no Oeste potiguar. O evento ocorreu no sábado (10), e as imagens do jovem […] O post Ministério Público e Polícia Civil do RN investigam caso de adolescente que usou traje nazista em formatura apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmaram que estão apurando o caso de um adolescente que utilizou um uniforme com referências às forças armadas da Alemanha nazista durante uma festa de formatura realizada em Mossoró, no Oeste potiguar.
O evento ocorreu no sábado (10), e as imagens do jovem vestindo o traje passaram a circular nas redes sociais poucas horas depois. Além da roupa, ele também foi filmado realizando a saudação nazista, gesto associado ao regime de Adolf Hitler, com o braço direito estendido.
De acordo com o delegado Rafael Arraes, foi instaurado um inquérito para investigar o caso. Como a família do adolescente reside no Ceará, a Polícia Civil vai expedir cartas precatórias para que o jovem e seus responsáveis sejam ouvidos pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) de Mossoró.
A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil desde 1989, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. Por se tratar de um menor de idade, o caso é tratado como um ato infracional equivalente ao crime.
A 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró também abriu um procedimento extrajudicial para reunir informações sobre o episódio. Segundo o Ministério Público, diversas denúncias recebidas foram unificadas em um único processo para facilitar a apuração.
Em nota, a Promotoria informou que o objetivo é levantar dados preliminares, identificar os envolvidos e analisar as provas reunidas para definir quais medidas legais e diligências serão adotadas. Após essa etapa, será avaliada a eventual responsabilização do adolescente e/ou de seus responsáveis.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o adolescente se identificou e pediu desculpas pelo ocorrido. Ele afirmou que o traje foi uma “fantasia inadequada” e reconheceu que errou.
O jovem explicou ainda que gosta de se fantasiar como personagens e figuras históricas e que adquiriu a roupa em uma feira em Fortaleza. Segundo ele, não tinha consciência da gravidade do impacto que sua atitude causaria.
O post Ministério Público e Polícia Civil do RN investigam caso de adolescente que usou traje nazista em formatura apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
What's Your Reaction?