Modi reforça parceria “testada pelo tempo” com a Rússia
Premiê indiano, Narendra Modi, reforça cooperação estratégica com Rússia e cita produção conjunta de armas como símbolo da parceria

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou nesta quinta-feira (25/9) que o país está fortalecendo ainda mais sua “parceria testada pelo tempo” com a Rússia. A declaração foi feita durante a Feira Internacional de Comércio UP, na qual Moscou participa como país parceiro.
O evento pretende impulsionar negócios no maior estado indiano, Uttar Pradesh (UP), e promover a exposição de produtos locais.
“Desta vez, o país parceiro da feira é a Rússia. Isso significa que estamos fortalecendo ainda mais uma parceria comprovada por meio desta feira”, disse Modi.
No discurso, o premiê ressaltou a política de autossuficiência da Índia, conhecida como Aatmanirbharta — como a fabricação de produtos e o desenvolvimento tecnológico.
Leia também
-
Mundo
Xi Jinping defende “governança global” em cúpula com Putin e Modi
-
Mundo
Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”
-
Mundo
Rússia agradece Índia por resistir à pressão comercial dos EUA
-
Mundo
Ofensivas de Trump levam Putin a fortalecer alianças na Eurásia
Parceria estratégica
Modi ainda citou a produção nacional de rifles AK-203, desenvolvidos em parceria com o Kremlin, cuja fabricação em uma unidade de Amethi já começou. Também destacou o corredor de defesa em construção em UP, que abriga projetos como a produção dos mísseis supersônicos BrahMos, fruto de joint venture indo-russa.
Os comentários do premiê indiano ocorrem em meio às crescentes tensões comerciais com os Estados Unidos, que impuseram tarifas de até 50% sobre exportações indianas, incluindo 25% sobre compras contínuas de petróleo e armamentos russos.
No início do mês, durante encontro paralelo à cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), em Tianjin, Modi e o presidente russo, Vladimir Putin, reafirmaram a parceria estratégica. O líder russo deve visitar a Índia em dezembro, e elogiou recentemente os esforços pessoais de Modi no fortalecimento da relação bilateral.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (D), caminha ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) Suo Takekuma – Pool/Getty Images2 de 3
Contributor/Getty Images3 de 3
Contributor/Getty Images
A cooperação em defesa é um dos pilares do vínculo entre Nova Délhi e Moscou. Empresas russas participam de empreendimentos conjuntos para a fabricação de armamentos na Índia e fornecem componentes essenciais para o setor. Desde 2019, corredores industriais de defesa foram criados em Uttar Pradesh e Tamil Nadu, com a meta de atender a demandas que podem superar US$ 250 bilhões até 2025.
Entre os destaques está a nova unidade de produção de mísseis BrahMos inaugurada em maio em UP. Jáa empresa responsável pelos rifles AK-203 deve entregar mais de 600 mil unidades às Forças Armadas indianas até 2030. Autoridades locais classificam o projeto como um “grande sucesso” da cooperação com Moscou.
What's Your Reaction?






