MPDFT recomenda proibir entrada da Torcida Jovem Flamengo em estádios

Medida foi expedida após torcedor do Vasco da Gama ser assassinado por torcedores do Flamengo dentro de um ônibus em Samambaia

Sep 26, 2025 - 21:30
 0  1
MPDFT recomenda proibir entrada da Torcida Jovem Flamengo em estádios

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios de Futebol, expediu, nesta sexta-feira (26/9), uma recomendação para que integrantes da Torcida Jovem Flamengo sejam impedidos de ingressar nos estádios e arenas do DF.

A ação ocorre após o assassinato de um torcedor do Vasco da Gama, no último domingo (21/9), dentro de um ônibus coletivo em Samambaia.

De acordo com relatos e registros de câmeras de segurança, a vítima foi obrigada a retirar a camisa do próprio time por homens que vestiam camisas do Flamengo. Em seguida, ela foi agredida até a morte. A motivação do crime estaria diretamente ligada à identidade clubística da vítima.

A medida foi encaminhada para as Secretarias de Segurança Pública, de Transporte e Mobilidade, e de Esportes e Lazer, além da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e da Concessionária Arena BRB.

No documento enviado à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a Comissão recomendou que a pasta impeça o ingresso em estádios e demais eventos esportivos realizados na capital federal de pessoas identificadas como integrantes, associados ou membros da Torcida Jovem Flamengo assim como o uso, nos dias de jogos, de vestimentas, bandeiras, faixas, instrumentos musicais ou quaisquer símbolos que identifiquem a referida torcida.

A SSP-DF também deverá reforçar os mecanismos de fiscalização e controle nas entradas dos estádios e em áreas externas e trajetos de acesso aos eventos, além de manter atualizado o cadastro dos membros das torcidas organizadas.

Para a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), o Metrô-DF, a Concessionária Arena BRB e a Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF), a recomendação é para que sejam adotados procedimentos com o objetivo de restringir o acesso de integrantes da Torcida Jovem Flamengo ou de pessoas que façam qualquer tipo de alusão a essa torcida nos dias de realização de quaisquer eventos esportivos na capital federal.

As Secretarias, o Metrô-DF e a Concessionária Arena BRB deverão informar ao MPDFT, no prazo de 10 dias corridos, as providências que serão adotadas para o cumprimento da recomendação.

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que “a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios decidiu expedir a recomendação pela necessidade de coibir todo e qualquer ato de violência por parte de torcedores ou de integrantes de torcidas organizadas no DF”.

Leia também

Morte de torcedor

O torcedor do Vasco da Gama morto após ser esfaqueado por rivais no domingo (21/9) é Eumar Vaz (foto em destaque), de 34 anos. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Regional de Samambaia, mas não resistiu e morreu.

A confirmação da morte veio por meio de uma nota oficial de pesar da página oficial da Força Jovem, torcida organizada do Vasco. Segundo amigos, Eumar fazia parte do grupo organizado há ao menos 10 anos. Morador do Recanto das Emas (DF) ele deixa dois filhos, de 12 e 3 anos. 5 imagensRapaz foi morto aos 34 anosEumar Lopes VazAmigos e familiares lamentaram a morte de Eumar nessa segunda-feira (22/9)Rapaz tocava na bateria da torcida nos dias de jogos do cruzmaltinoFechar modal.1 de 5

PCDF investiga o caso2 de 5

Rapaz foi morto aos 34 anosReprodução/Redes Sociais3 de 5

Eumar Lopes VazMaterial cedido ao Metrópoles4 de 5

Amigos e familiares lamentaram a morte de Eumar nessa segunda-feira (22/9)Reprodução/Facebook5 de 5

Rapaz tocava na bateria da torcida nos dias de jogos do cruzmaltinoReprodução/Instagram

O Crime:

  • Um torcedor do Vasco embarcou em um ônibus na QS 122. Dentro do coletivo, havia um grupo de torcedores do Flamengo.
  • Os flamenguistas teriam pedido para que o vascaíno tirasse a camiseta do time dele. Porém, a vítima teria se negado a fazer isso.
  • O torcedor do Vasco teria sido, então, brutalmente agredido e esfaqueado pelos rivais. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, mas não resistiu aos ferimentos.
  • No dia do crime, os dois times cariocas se enfrentaram em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O duelo terminou em empate.

As investigações apontam que pelo menos seis pessoas agrediram a vítima, quase todas já identificadas pela 32ª DP (Samambaia Sul), responsável pela apuração do crime.

Um adolescente de 15 anos chegou a se apresentar na Delegacia da Criança e do Adolescente 2 (DCA 2), onde foi ouvido na presença da mãe e de uma advogada.

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o adolescente foi liberado em seguida por não estar em situação de flagrante, conforme previsão legal. Ou seja, por enquanto, responderá em liberdade.

O adolescente liberado aparece nas imagens guardando uma faca durante a agressão sofrida por Eumar. Durante o depoimento, alegou estar arrependido.

Aos policiais, disse que acertou golpes de faca em Eumar Vaz para revidar as agressões cometidas pelo vascaíno. O adolescente disse ainda que, durante a fuga, jogou fora a faca utilizada no crime.

No depoimento, ele também afirmou que decidiu se entregar após “ver o sofrimento da família” de Eumar e que “se arrepende” do que fez.

Assim que forem identificados, os coautores serão responsabilizados criminalmente pelos seus atos, na medida em que as condutas forem individualizadas. Medidas judiciais para eventuais prisões já estão sendo tomadas.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente