Na Inglaterra, Trump diverge de premiê sobre Palestina e cobra o Hamas
Trump declarou, durante uma coletiva de imprensa, que discorda do premiê Keir Starmer por reconhecer um Estado palestino

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira (18/9), que deseja a libertação dos reféns israelenses sequestrados pelo grupo Hamas, em Gaza, e pediu que isso aconteça “imediatamente”.
Ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, Trump declarou, durante uma coletiva de imprensa, que discorda do premiê por reconhecer um Estado palestino.
“Temos que nos lembrar de 7 de outubro — um dos piores e mais violentos dias da história do mundo [ataque terrosrista do Hamas]… Quero um fim. Quero que os reféns sejam libertados… Tenho uma discordância com o primeiro-ministro sobre esse assunto”, afirmou Trump ao lado de Starmer.
Reconhecimento do Estado da Palestina
- O apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina surge em meio a uma onda de críticas contra o governo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel e responsável pelo aumento da violência e fome no enclave palestino.
- Assim como já fizeram 147 dos 193 países que compõem a ONU, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou, no mês passado, que a França também vai reconhecer a Palestina.
- O Canadá também deve reconhecer o Estado neste mês na próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
- A solução de dois Estados, que daria fim à tensão de décadas entre judeus e palestinos, também foi defendida pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Stamer.
Segundo Trump, as negociações em Israel e Gaza estão em andamento, e “isso vai ser feito” e “vai dar certo”, assim como os esforços relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Trump destacou que deseja encerrar o conflito em Gaza e que os reféns israelenses sejam libertados.
“Eu acredito que vai ficar tudo bem, mas vai levar algum tempo, e isso já está acontecendo há muito tempo. Não aconteceu no ano passado ou na semana passada; isso já dura décadas”, destacou o presidente norte-americano.
Ele reforçou que discorda do primeiro-ministro em relação ao reconhecimento do Estado da Palestina.
“Queremos que isso acabe. Queremos que os reféns retornem imediatamente. Queremos eles de volta e queremos que o conflito termine”, destacou Trump na coletiva.
Os reféns israelenses foram sequestrados pelo grupo palestino Hamas, que iniciou uma ofensiva contra Israel em 7 de outubro de 2023.
Inglaterra
Trump, chegou, nessa quarta-feira (17/9), ao Castelo de Windsor, na Inglaterra, onde se encontrou com o rei Charles III e a família real. Ele afirmou que a visita tem o intuito de discutir temas como comércio.
Ele assinou um acordo de “prosperidade tecnológica” com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Segundo Trump, os dois países possuem um “vínculo inquebrável”.
O acordo tecnológico envolve investimentos da Nvidia, OpenAI e Google.
What's Your Reaction?






