Não há indício de ciberataque no apagão que atingiu parte da Europa

De acordo com fonte do Centro Nacional de Cibersegurança, não há indícios de ciberataque em apagão geral

abril 28, 2025 - 11:30
 0  3
Não há indício de ciberataque no apagão que atingiu parte da Europa

O Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS) afirmou, em comunicado, que “não foram identificados até ao momento indícios que apontem para um ciberataque” no apagão que atingiu várias localidades de Portugal, Espanha, França e Itália. No início desta segunda-feira (28/4), os moradores ficaram sem energia elétrica e sem sinal de celular.

A nota alerta sobre a circulação de desinformações e indicou a busca de fontes seguras para evitar a propagação de notícias que não condizem com a verdade. As informações são do Correio da Manhã.

“Contactadas as entidades incumbentes apurou-se de que se trata de uma falha que afetou alguns países europeus”. Estamos em contato com nossas congêneres nesses países e com as entidades relevantes nacionais. Não foram identificados até o momento indícios que apontem para um ataque cibernético. Chamamos a atenção para a circulação de desinformação que ocorre nessas situações por isso aconselhamos consulta ou a confirmação de informações junto a fontes confiáveis”, informa o órgão responsável pela segurança da internet em Portugal.

Apagão geral

Na Espanha, aeroportos e metrôs pararam nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, permanece sem energia, e o metrô de Valência suspendeu todos os serviços.

Dados da Red Eléctrica, a operadora da rede elétrica espanhola, mostram uma queda abrupta no fornecimento em questão de segundos. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona também continuam afetadas.

 

 

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente