“Não podemos participar de um duelo de tarifas”, diz governador do ES
Governador do ES, Renato Casagrande se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin em meio a anúncio de novas tarifas por Trump

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse, nesta segunda-feira (14/7), que o Brasil não pode entrar em uma guerra tarifária com os Estados Unidos. O político capixaba se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em meio ao anúncio de novas tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Quase 30% das exportações que saem do Espírito Santo vão para os Estados Unidos, então, isso tem um impacto muito grande. Ao mesmo tempo que a gente faz a defesa da soberania, a gente reforça também a posição do governo de buscar uma negociação. Fim do mês, prazo que tem aí, buscar uma negociação veemente do canal de comunicação do governo federal com o governo americano”, disse o político capixaba.
“Se não tiver [negociação], tem que ver como vai ser essa reciprocidade. Nós não podemos participar de um duelo de tarifas. Saca tarifa de lá, saca tarifa de cá”, criticou Renato Casagrande.
Segundo o governador do Espírito Santo, o vice-presidente se reuniu com empresários na terça-feira (15/7) para tratar das negociações com o governo dos Estados Unidos. Casagrande pediu a Alckmin que o setor de pedras ornamentais seja incluído nas negociações com o governo norte-americano.
Leia também
-
Brasil
Lula se reúne com Alckmin e ministros para discutir reação a Trump
-
Brasil
Alckmin: decreto que abre caminho para retaliar os EUA sai até terça
-
Brasil
Alckmin e Embraer relatam a Motta impacto negativo de tarifas de Trump
-
Brasil
Alckmin: clã Bolsonaro atentou contra a democracia e economia do país
A previsão é de que as novas tarifas de Trump gerem impacto ao Espírito Santo, uma vez que o comércio norte-americano é um grande parceiro econômico da indústria capixaba.
Segundo informações da Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo, o estado exportou mais de US$ 800 milhões para os Estados Unidos, com venda de produtos de origem agrícola.
Tarifas de Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos anunciou, na semana passada, a imposição de tarifas de 50% sobre as importações de produtos brasileiros. O líder da Casa Branca alegou que a medida é uma reação ao que ele chamou de “caças à bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Lula, por sua vez, informou que o governo vai utilizar a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada neste ano pelo Congresso Nacional, para responder à investida norte-americana.
A expectativa é de que o governo publique até terça-feira (15/7) o decreto que regulamenta a lei. A legislação permite que o Brasil adote medidas proporcionais contra outros países ou blocos econômicos que aplicam ações de forma unilateral e que prejudicam a atividade econômica brasileira.
What's Your Reaction?






