Novo papa celebrou missa na zona leste de SP durante visita ao Brasil
Papa Leão XIV celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu do Belém, na zona leste de SP, em um visita às comunidades agostinianas

São Paulo — O papa Leão XIV, eleito novo chefe da igreja católica, nesta quinta-feira (8/5), já celebrou uma missa na zona leste de São Paulo, durante uma visita ao Brasil no dia 3 de dezembro de 2012.
Segundo a Arquidiocese de São Paulo, Robert Francis Prevost, de 69 anos, veio ao país quando ainda era padre e superior geral da Ordem de Santo Agostinho, durante uma visita às comunidades agostinianas do Brasil, e celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu do Belém, na zona leste paulistana.
Além da visita à zona leste, o novo papa esteve em Guarulhos, na Grande São Paulo, em uma segunda visita ao Brasil, realizada em 2013, segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leão XIV também já passou por Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e tinha uma viagem marcada para vir ao Brasil e participar da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceria entre 30 de abril e 9 de maio deste ano. O Santo Padre realizaria uma pregação no retiro.
O evento foi cancelado por conta da morte do papa Francisco.
Quem é o novo papa
- Robert Francis Prevost nasceu no dia 14 de dezembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Ele é o primeiro estadunidense eleito papa na história do Vaticano.
- Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.
- Em 1977, Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.
- Aos 27 anos Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1982.
- Prevost, em 1985, foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru. Ele também ingressou na missão de Trujillo, no Peru.
- Em 2014, o papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo. Já em 2023, o pontífice o proclamou prefeito do Dicastério para os Bispos, tornando-se Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.
- Durante o tempo em que foi arcebispo, a gestão de Prevost foi acusado de encobrir casos de abuso sexual dentro da igreja. A Diocese de Chiclayo, no entanto, negou veementemente que o cardeal tenha acobertado.
What's Your Reaction?






