O post de Trump usado por Moraes ao apontar “ilícitos” de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes (STF) citou uma postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como ponto de partida para ilícitos

O ministro Alexandre de Moraes (STF) citou uma postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o ponto de partida para supostos crimes cometidos por Jair Bolsonaro.
Diz trecho da decisão do magistrado que obrigou Bolsonaro a usar tornozeleira e impediu o ex-presidente de se comunicar com o filho Eduardo.
Leia também
-
Paulo Cappelli
Moraes x Bolsonaro: PL pede a Motta fim do recesso e PEC que mira STF
-
Paulo Cappelli
Moro compara prisão de Lula a restrições impostas a Bolsonaro
-
Paulo Cappelli
Bolsonaro inicia novo plano para ampliar discurso contra Lula e STF
-
Paulo Cappelli
Justiça vê fraude em emenda de R$ 126 milhões de senador bolsonarista
“O ápice das condutas executórias dos ilícitos penais praticados por Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro passou a ocorrer a partir das primeiras declarações do Presidente dos Estados Unidos da América atentatórias à Soberania nacional e à independência do Poder Judiciário. Em 7/7/2025, o Presidente norte-americano postou a seguinte mensagem:
O post de Trump
‘O Brasil está fazendo uma coisa terrível no seu tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu observei, assim como o Mundo, como eles não fizeram nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo POVO. Conheci Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte, que realmente amava seu país – além disso, um negociador muito duro no COMÉRCIO.Sua eleição foi muito acirrada e, agora, ele está liderando as pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político – Algo que conheço muito bem! Isso aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o “MAIS ESPETACULAR” do mundo! O grande povo brasileiro não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente.
Estarei acompanhando de perto a CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos Eleitores do Brasil – isso se chama Eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!’
Moraes prosseguiu: “Imediatamente, o réu Jair Messias Bolsonaro, aderindo à mensagem atentatória à mensagem atentatória à Soberania nacional e à independência do Poder Judiciário, manifestou-se em rede social e passou a instigar seus seguidores contra o Poder Judiciário”.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Bolsonaro e Trump Chris Kleponis-Pool/Getty Images2 de 3
Jair Bolsonaro e o aliado Donald Trump, presidente dos EUAReprodução3 de 3
O presidente Donald Trump com Jair BolsonaroAlan Santos/PR
Eis a postagem do ex-presidente citada pelo ministro do STF:
“Recebi com muita alegria a nota do presidente Trump. Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos. Este processo a que respondo é uma aberração jurídica (lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso.
Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”.
What's Your Reaction?






